Criada por Bryan Fuller (séries Star Trek) e Michael Green (Heroes), American Gods é a nossa sugestão do mês. A série baseia-se no romance homónimo de Neil Gaiman, centrando-se na luta entre deuses, onde os simples e efémeros humanos acabam, inocentemente, por influenciar o poder destes imortais. Num mundo onde os deuses antigos definham pela falta de fé e orações, novos deuses emergem fruto da adoração dos homens. Da música, televisão e novas tecnologias emerge uma nova ordem de deuses que ambiciona, a todo o custo, dominar o poder absoluto e exterminar os deuses antigos ainda existentes. É neste contexto que Shadow Moon aceita a peculiar oferta de emprego do misterioso Mr. Wednesday, o que muda a sua vida radicalmente. A título de curiosidade, a série ainda foi ponderada para o canal HBO, contudo, como este canal tinha em fase de desenvolvimento Game of Thrones, acabou por desistir do projeto que, mais tarde, ganhou nova casa na Starz.
Shadow Moon (Ricky Whittle) é o humano do enredo. Com um nome assim, só poderia estar destinado a grandes coisas. Acabado de sair da prisão e a recuperar de uma grande perda, Shadow aceita trabalhar para Mr. Wednesday. É aqui que a sua vida dá uma volta de 180º num curto espaço de tempo e Shadow vê-se envolvido em algo muito maior do que ele.
Laura Moon (Emily Browning) é a mulher de Shadow e uma dealer de Black Jack num casino. A preparar a festa de receção do marido que vai sair da prisão, algo de inesperado acontece e a vida de Laura vira-se do avesso. Contudo, graças a uma moeda muito especial, terá uma segunda oportunidade para remediar as coisas.
Mr. Wednesday (Ian McShane) é um homem misterioso e, com o ar da sua graça, passado algum tempo percebe-se ser um dos deuses antigos que anda pelos EUA a recrutar camaradas como ele, esquecidos pelos humanos. No entanto, a tarefa de Wednesday vai-se provar mais difícil do que o esperado.
Mad Sweeney (Pablo Schreiber) é um duende irlandês que, tal como os outros deuses antigos, perdeu a sua força quando as pessoas deixaram de acreditar nele e de lhe pedir favores. Revoltado e zangado com o universo, Mad Sweeney está sempre pronto para lutar e encontra uma forma de ‘saciar’ a sua sede ao trabalhar para Mr. Wednesday, na sua busca pelos deuses antigos.
Mr. World (Crispin Glover) é basicamente o novo deus mais poderoso que existe. Sendo o deus da globalização é a entidade suprema que controla toda uma nova ordem de deuses emergentes. Entre os seus poderes está a capacidade de criar ilusões, a manipulação de objetos criados pelo Homem e, o mais fascinante de todos, é detentor de todo o conhecimento existente. Perspicaz e autoritário, não perde uma oportunidade para demonstrar a sua omnipresença e tentar destruir os enfraquecidos deuses antigos.
Media (Gillian Anderson) e Technical Boy (Bruce Langley) são dois dos novos deuses que trabalham diretamente para os propósitos de Mr. World. Media é a deusa que representa os meios de comunicação e entretenimento. Entre os seus poderes estão a habilidade de se transformar em personagens icónicas da televisão e do cinema, a levitação e a telecinésia. Technical Boy é o deus da internet e da tecnologia. Entre os seus poderes estão a capacidade de controlar a tecnologia ao ponto de criar ações e eventos inimagináveis, nomeadamente apagar a existência de alguém.
Bilquis (Yetide Badaki) foi outrora uma das mais poderosas deusas, já que personifica o amor. Também descrita como a Rainha de Sabá, Bilquis perdeu a fé da maioria dos seus adoradores que, em tempos idos, recorriam a rituais e orgias para que ela lhes trouxesse o amor e a felicidade. Esta antiga deusa luta por conquistar o seu lugar neste novo mundo e está disposta a (quase) tudo para o conseguir. Entre os seus poderes estão a sua beleza singular, a imortalidade, a capacidade de se alimentar do amor dos seus adoradores e a manipulação dos sentimentos.
Haveria muitos outros personagens singulares que poderíamos aqui apresentar para aguçar a vossa curiosidade. No entanto, o melhor mesmo é espreitarem a 1.ª temporada, antes que a série regresse com a eterna luta entre deuses novos e antigos.