Continuamos a trazer curiosidades sobre as tuas séries favoritas e desta vez vamos dar-te a conhecer algumas sobre The Residence:
1. A série é inspirada no livro The Residence: Inside the Private World of the White House, de Kate Andersen Brower, uma jornalista americana que escreveu várias obras, todas de não-ficção, relacionadas com a Casa Branca. Este livro em particular revela pormenores sobre o quotidiano da Casa Branca, mas dando voz às pessoas comuns que lá trabalham, como cozinheiros, camareiras, floristas, mordomos, engenheiros e muitos outros que permitem que tudo funcione devidamente para atender às necessidades do presidente e da sua família. São 132 divisões divididas por seis andares, há 35 casas de banho, 28 lareiras, três elevadores e oito escadarias. O livro combina histórias pessoais e entrevistas a estes funcionários, mas também pesquisa de arquivo por parte de Brower.
2. Há partes da Casa Branca que não têm permissão para serem fotografadas e às quais não é dado qualquer acesso público, portanto, para as recriar, a equipa de design de produção de The Residence recorreu a Haley O’Connor, uma antiga funcionária. De memória, ela descreveu algumas dessas divisões da Casa Branca vedadas aos olhos do público.
3. A produção da série ia a cerca de meio quando Andre Braugher morreu. Algumas das cenas foram aproveitadas na pós-produção com recurso a tecnologia, mas outras foram regravadas, com Giancarlo Esposito a assumir o papel de A. B. Wynter.
4. Julian McMahon, que na série dá vida ao Primeiro-Ministro australiano, é precisamente filho de um antigo Primeiro-Ministro da Austrália, William McMahon. O político foi também o líder do conservador Partido Liberal da Austrália. Julian tem ainda uma ligação à cantora Kylie Minogue, que também marca presença na série. O ator foi casado com Dannii Minogue, a irmã de Kylie.
5. Al Franken, que dá vida a Aaron Filkins, um senador de Washington, também foi senador na vida real, mas do estado do Minnesota, entre 2009 e 2018. No entanto, antes de se ter dedicado à política, já tinha feito carreira no mundo do entretenimento, como escritor do Saturday Night Live.
6. Os nomes dos episódios estão todos relacionados com títulos da literatura e do cinema que se enquadram no género murder mystery:
- The Fall of the House of Usher (episódio 1) – Trata-se de um conto do escritor Edgar Allan Poe e que também serviu de inspiração para a série com o mesmo nome. O conto leva-nos pelos recantos mais obscuros da mente humana, centrando-se em dois elementos de uma família oprimida pela doença e pelo legado funesto dos seus antepassados
- Dial M for Murder (episódio 2) – É um filme de 1954 realizado por Alfred Hitchcock sobre um homem que descobre que a esposa o trai. Para se vingar, ele elabora um plano para a matar e ficar com a herança, mas as coisas não correm como o esperado
- Knives Out (episódio 3) – O filme de 2019, realizado e escrito por Rian Johnson, traduz um desejo do cineasta de modernizar o género do mistério, mas também homenageia o seu interesse em adaptações de histórias de Agatha Christie. Knives Out centra-se num detetive que é contratado para investigar a morte do patriarca de um império editorial. À medida que a investigação avança, segredos são revelados, intensificando as tensões
- The Last of Sheila (episódio 4) – De 1973, este filme realizado e produzido por Herbert Ross acompanha a história de um multimilionário que, um ano após a morte por atropelamento da esposa, reúne um grupo de amigos para passarem um fim de semana no seu iate. Aí, estabelece um jogo que vai revelar imensas verdades e resultar em assassinatos
- The Trouble with Harry (episódio 5) – Mais um filme de Hitchcock, este uma comédia negra, com toques de romance, de 1955. A ação passa-se numa pequena localidade no Vermont onde aparece o cadáver de um homem. Quatro dos habitantes vão então acabar a trabalharem juntos para decidirem o que fazer com o corpo.
- The Third Man (episódio 6) – Do realizador Carol Reed, este filme noir de 1949 tem lugar em Viena, no pós-Segunda Guerra Mundial, durante a ocupação dos Aliados, que duraria até 1955. A trama foca-se num escritor americano que chega à cidade e descobre que o amigo que o esperava está morto. Ao investigar, depara-se com o mundo do mercado negro de armas e da espionagem internacional
- The Adventure of the Engineer’s Thumb (episódio 7) – Este é um dos mais de 50 contos de Sir Arthur Conan Doyle sobre Sherlock Holmes. Tudo começa quando um jovem engenheiro londrino descobre, numa casa de campo onde se encontra a fazer um trabalho, que o proprietário está a cometer ilegalidades.
- The Mystery of the Yellow Room (episódio 8) – O romance Le Mystère de la Chambre Jaune, escrito pelo autor francês Gaston Leroux, anda à volta de um jovem repórter que investiga uma tentativa de assassinato em que a vítima foi encontrada trancada por dentro num quarto, o que deixa a questão: como é que o atacante desapareceu dali?