Curiosidades: Senna
| 10 Jan, 2025

Publicidade

Continuamos a trazer curiosidades sobre as tuas séries favoritas e desta vez vamos dar-te a conhecer algumas sobre Senna:

1. Este é o primeiro trabalho de ficção dramática a centrar-se na vida de Ayrton Senna, um dos mais famosos pilotos de Fórmula 1 de todos os tempos. No entanto, nos anos 90, houve planos para um filme centrado no piloto, que seria interpretado pelo espanhol Antonio Banderas.

2. Cerca de dois anos depois de a série ter sido anunciada, Vicente Amorim foi escolhido como showrunner. Como fã de desportos motorizados, Amorim estava familiarizado com a carreira do piloto brasileiro e para conhecer melhor o outro lado da vida dele, entrevistou vários membros da família de Senna e teve acesso a arquivos pessoais, como cartas, que lhe permitiram conhecê-lo melhor enquanto pessoa.

3. A família de Senna teve uma colaboração ativa nesta série, o que terá, inclusive, condicionado a forma como a história foi contada. Senna, inclusive, foi alvo de críticas nas redes sociais brasileiras por ter retratado Adriane Galisteu tão pouco no ecrã (cerca de três minutos), em oposição a Xuxa, cujo romance com o piloto foi uma parte central do 4.º episódio. Parece ter sido uma espécie de acordo a que os produtores e a família de Senna chegaram. Os produtores sentiam que Galisteu, que estava num relacionamento com Senna à data da sua morte, devia ser mostrada na série, mas a família discordava.

4. Gabriel Leone teve que usar próteses nasais para melhor se parecer com Ayrton Senna nesta série que fica para a história da Netflix no Brasil como a mais cara, com um orçamento de 250 milhões de reais.

5. Laura Harrison, a personagem interpretada por Kaya Scodelario, é fictícia. No entanto, tem como base vários jornalistas que se dedicaram a cobrir a carreira de Senna. Apesar de ser britânica, a atriz é filha de mãe brasileira e é fluente em português.

6. Para criar carros que correspondessem aos da época retratada na série, a produção contratou a Crespi Automotive, uma fabricante automóvel argentina. A Crespi Automotive criou então 22 réplicas, incluindo cópias de todos os carros com que Senna competiu na sua carreira. Para se prepararem para as cenas de condução, os atores treinaram em karts várias vezes por semana.

7. Mais de 30 anos após a sua morte, Senna continua a ser um dos mais famosos desportistas brasileiros. Ele foi responsável pela popularização da Fórmula 1 no Brasil e ajudou a criar uma certa sensação de orgulho nacional numa altura em que o país lidava com as consequências de uma ditadura militar que durou mais de 20 anos. O piloto morreu aos 34 anos, no dia 1 de maio de 1994, na sequência de um acidente durante uma corrida no Grande Prémio de San Marino. Foi um GP especialmente trágico onde morreu ainda o piloto austríaco Roland Ratzenberger (num acidente distinto) e o brasileiro Rubens Barrichello ficou gravemente ferido. Um choque entre J.J. Lehto e o português Pedro Lamy causou o arremesso de dois pneus para uma bancada, o que resultou em ferimentos para vários espectadores. Adicionalmente, o italiano Michele Alboreto perdeu um pneu à saída das boxes e chocou contra vários mecânicos.

Publicidade

Populares

senna netflix

calendário estreias posters janeiro séries

law & order svu s26 Mariska Hargitay

Recomendamos