Curiosidades: Gentleman Jack
| 30 Jan, 2025

Publicidade

Continuamos a trazer curiosidades sobre as tuas séries favoritas e desta vez vamos dar-te a conhecer algumas sobre Gentleman Jack.

1. A série é baseada nos diários de Anne Lister, uma latifundiária e industrial inglesa do século XIX. Lister é frequentemente considerada “a primeira lésbica dos tempos modernos”, tendo levado uma vida abertamente homossexual. Os seus diários contêm mais de 4 milhões de palavras, grande parte delas escritas em código.

2. Sally Wainwright, a criadora da série, é natural do Yorkshire e, inclusive, cresceu perto de Shibden Hall e ambicionou, durante cerca de 20 anos, contar a história de Lister, que descreve como “uma dádiva para um dramaturgo” e “uma das mais exuberantes, entusiasmantes e brilhantes mulheres da história britânica”.

3. Na altura em que foi anunciada, a série foi provisoriamente intitulada Shibden Hall por causa da casa ancestral de Lister. O título seria mais tarde alterado para Gentleman Jack. Nos tempos de hoje, Gentleman poderia traduzir-se como cavalheiro, mas à luz da época e da pessoa que Anne era, trata-se de um insulto que se pode comparar ao uso atual da palavra ‘fufa’.

4. Suranne Jones, a atriz que dá vida à personagem principal, já tinha trabalhado com Wainwright em três projetos: no telefilme Dead Clever: The Life and Crimes of Julie Bottomley (2007) e nas séries Unforgiven (2009) e Scott & Bailey (2011).

5. Gemma Jones, que interpreta a tia de Anne Lister, já tinha assumido o mesmo papel no telefilme The Secret Diaries of Miss Anne Lister, de 2010.

6. Poucos dias após a estreia da série, a editora BBC Books lançou o livro de não-ficção Gentleman Jack: The Real Anne Lister, uma espécie de complemento à história televisiva. Quem escreveu o livro foi Anne Choma, a conselheira histórica de Gentleman Jack, e o prefácio foi assinado por Wainwright.

Publicidade

Populares

house of the dragon

calendário de estreias posters grid fevereiro 2025

reacher s3 Alan Ritchson

Recomendamos