Continuamos a trazer curiosidades sobre as tuas séries favoritas e desta vez vamos dar-te a conhecer algumas sobre Moon Knight.
1. A minissérie é baseada no personagem, com o mesmo nome, da Marvel. Criado por Doug Moench e Don Perlin, Moon Knight apareceu pela primeira vez no volume 32 da banda desenhada Werewolf by Night, no ano de 1975. A série acompanha Steven Grant, o simpático funcionário de uma loja, que vive atormentado por blackouts e memórias de outra vida e descobre que tem Transtorno Dissociativo de Identidade e partilha o corpo com o mercenário Marc Spector. Entre as múltiplas personalidades, existe ainda a de um taxista, Jake Lockley, e a de um playboy milionário chamado Steven Grant.
2. Pedro Pascal (The Mandalorian), Oliver Jackson-Cohen (The Haunting of Bly Manor), Max Theriot (Fire Country), Daveed Diggs (Snowpiercer), Nick Kroll (The League), Ross Marquand (The Walking Dead) e o wrestler CM Punk foram considerados para o papel de Moon Knight, que acabaria por ser atribuído a Oscar Isaac. Apesar de colecionar banda desenhada quando era miúdo, o ator nunca tinha ouvido falar do personagem que viria a interpretar e para o qual foi convidado pelo próprio Kevin Feige, o presidente da Marvel Studios e produtor principal do Universo Cinematográfico Marvel desde 2007.
3. Para melhor compreender o Transtorno Dissociativo de Identidade do seu personagem, Isaac leu A Fractured Mind, o livro de memórias de Robert B. Oxnam, que, com recurso a terapia, descobriu que os blackouts, a depressão e o alcoolismo de que sofria eram resultado de onze personalidades diferentes. Isaac também aprendeu, com uma pesquisa, que a doença é predominantemente causada por abuso prolongado sofrido na infância.
4. Para as cenas em que Steven e Marc interagem um com o outro, a Marvel contratou o irmão de Isaac, Michael Benjamin Hernandez, que é jornalista, como seu duplo.
5. Isaac, que também é produtor executivo da série, convidou Ethan Hawke, de quem é vizinho, para o papel de Arthur Harrow depois de o ter visto em The Good Lord Bird. Harrow é o vilão principal da série, mas na banda desenhada é um personagem de menor importância, tendo aparecido apenas num volume. No entanto, foi escolhido para aparecer na série porque o vilão mais conhecido de Moon Knight é Bushman, que o criador da série, Jeremy Slater, achou que se revelaria muito parecido com Erik Killmonger, de Black Panther. Hawke inspirou-se em David Koresh, o líder de um culto retratado na série Waco, para a sua interpretação.
6. A Marvel Studios quis diferenciar Moon Knight de outros títulos do género fazendo a ação passar-se em Londres em vez de Nova Iorque. Por isso mesmo, Isaac adotou um sotaque britânico, algo que não fazia parte do guião. O sotaque foi criticado pelos fãs assim que saiu o primeiro trailer da série, mas o ator justificou que era deliberadamente bizarro e pouco convincente. O sotaque terá sido inspirado por comediantes como Karl Pilkington e Peter Sellers, mas também pelo sotaque da comunidade judia de Enfield, Londres.
7. A mitologia egípcia é uma parte importante da série, portanto houve a preocupação de refletir essa componente com rigor. Stefania Cella, a designer de produção, trabalhou com egiptólogos e com um diretor artístico egípcio para assegurar o rigor em termos de cenografia. Mohamed Diab, o realizador principal da série, é também egípcio e para ele era importante quebrar os estereótipos que Hollywood cola a esta cultura: as pessoas são sempre exóticas, as mulheres revelam-se submissas e os homens são maus. O objetivo de Diab passou por retratar o país, tanto no passado como no presente, de forma autêntica.
8. Vários dos elementos do elenco têm nacionalidade ou raízes egípcias: May Calamawy (Layla El-Faouly/Scarlet Scarab), Antonia Salib (Taweret), Sofia Asir (Ammit), Khalid Abdalla (Selim) e Karim El Hakim (Khonshu), entre outros. A equipa também conta com um compositor musical, Hesham Nazih, e uma consultora, Sarah Goher, mulher de Diab, egípcios. Nos créditos finais é ainda possível ver as Pirâmides de Gizé e a Torre do Cairo, dois grandes marcos da arquitetura do país. No entanto, as cenas passadas no Egito foram na realidade gravadas em Budapeste, Hungria. A dificuldade em obter as licenças necessárias no país africano era muita, por isso a produção mudou-se para a capital europeia.
9. Segundo Grant Curtis, um dos produtores executivos, filmes como John Wick, Memento, Raiders of the Last Ark e The Bourne Identity serviram de influência para Moon Knight.