Continuamos a trazer curiosidades sobre as tuas séries favoritas e desta vez vamos dar-te a conhecer algumas sobre Masters of the Air:
1. Baseada no livro homónimo de Donald L. Miller, a minissérie, que esteve para ser um original da HBO antes de ter ‘aterrado’ na Apple TV+, conta a história real de um grupo de bombardeiros americanos da Segunda Guerra Mundial. É um retrato acerca do “preço psicológico e emocional pago por estes jovens”, que ajudaram a acabar com o Terceiro Reich. Alguns dos verdadeiros membros do grupo de bombardeiros marcaram presença na estreia da série. O grupo era conhecido por Bloody Hundredth porque a possibilidade de sobrevivência em missões de combate era muito baixa.
2. Quando estava em desenvolvimento, a série teve Whirlwind como nome provisório.
3. Com um orçamento superior a 250 milhões de dólares, Masters of the Air é uma das séries mais caras de sempre. Para levar a cabo os nove episódios, houve um total de 3000 pessoas envolvidas.
4. Antes do início das filmagens, o elenco frequentou um campo de treino de duas semanas, o que serviu para criar uma ligação entre os atores. Dale Dye, um veterano do Vietname e antigo marine que foi consultor nas séries Band of Brothers e The Pacific, foi o responsável por este campo de treino, onde o elenco teve a oportunidade de aprofundar conhecimentos acerca da Segunda Guerra Mundial. Os atores habituaram-se ainda a tratarem-se pelos apelidos dos seus personagens como forma de aderir à hierarquia militar. Mais tarde, já na altura das gravações, nas pausas e entre takes, o elenco fazia jogos de cartas e de dados, um entretenimento típico da época em que se passa a série.
5. Austin Butler (Gale “Buck” Cleven), Callum Turner (John “Bucky” Egan) e Nate Mann (Robert “Rosie” Rosenthal) foram ensinados por pilotos militares, através de simuladores de voo, como se levanta e aterra um bombardeiro B-17. Também aprenderam para que servia cada botão e interruptor do cockpit e como lidar com potenciais situações com que se deparariam no ar. As cenas de voo eram filmadas em réplicas de B-17, com recurso a uma tecnologia que já tinha sido usada em The Mandalorian. As réplicas dos bombardeiros foram construídas do zero. Duas delas eram réplicas exatas, mas outra era ligeiramente maior para que houvesse mais espaço para a equipa de filmagens gravar determinados ângulos do avião.
6. Para melhor se preparar para o papel, Butler viu filmagens de uma entrevista do verdadeiro Buck Cleven para captar o sentido de humor e a cadência dele ao falar. O ator teve apenas uma pausa de uma semana entre o filme Elvis e o início das filmagens de Masters of the Air e trabalhou com um treinador de dialetos para perder o sotaque do rei do rock and roll.
7. O sotaque americano que Turner faz na série é inspirado no falso sotaque de Egan. O piloto era um grande fã dos Yankees e tinha uma obsessão por Nova Iorque, apesar de nunca lá ter estado, e adotou um sotaque que representava a forma como ele pensava que seria o de um nova-iorquino.
8. Masters of the Air conquistou o melhor fim de semana de estreia de todas as séries da Apple TV+, atraindo mais espectadores do que qualquer outra série na sua temporada de estreia.
9. A plataforma de streaming lançou um documentário, chamado The Bloody Hundredth, que conta a história do grupo de bombeiros que inspiraram a série. Narrado por Tom Hanks, o documentário também pode ser visto na Apple TV+.