Curiosidades: Bad Sisters
| 20 Dez, 2024

Publicidade

Continuamos a trazer curiosidades sobre as tuas séries favoritas e desta vez vamos dar-te a conhecer algumas sobre Bad Sisters:

1. A série é baseada num original belga, criado por Malin-Sarah Gozin, intitulado Clan, que foi emitido no outono de 2012. Na Austrália e no Reino Unido, Clan recebeu o nome The Out-Laws.

2. Bad Sisters foi a primeira adaptação de Clan, mas houve uma tentativa anterior de fazer uma versão diferente, em 2013, altura em que foi anunciado um remake americano. Nele, os tipos dos seguros, por exemplo, não existiriam como tal, mas sim como criminosos. Outra ideia passava por baixar a idade das irmãs. No entanto, esta versão americana acabou por nunca se concretizar.

3. Em 2022, chegou então à Apple TV+ a adaptação irlandesa de Sharon Horgan (que dá também vida a uma das personagens principais), Brett Baer e Dave Finkel. Durante a fase de produção, a série teve Emerald como nome provisório. A Irlanda é conhecida como “Emerald Isle” (ilha esmeralda), por isso é de supor que o nome viesse daí.

4. Bad Sisters nasceu numa altura em que o mundo ainda enfrentava a pandemia da COVID-19. No entanto, antes de as filmagens começarem, Sharon Horgan (Eva), Anne-Marie Duff (Grace), Eva Birthistle (Ursula), Sarah Greene (Bibi) e Eve Hewson (Becka) passaram cerca de duas semanas em ensaios e a conviverem. Aquele período de tempo juntas permitiu-lhes perceber coisas sobre as personagens que remontam à infância, o que posteriormente ajudou a construir as dinâmicas das cinco e aquilo que são as irmãs no presente. São pormenores que mesmo não fazendo parte do guião, ajudaram a formar e a compreender melhor a história familiar.

5. As semelhanças entre Clan e Bad Sisters são, obviamente, muitas. Em ambas, as irmãs têm um nickname para o estafermo do cunhado: kloot em flamengo e prick em inglês, respetivamente. A Ursula de Eva Birthistle chama-se Veerle no original e a Grace de Anne-Marie Duff é Goedele, mas as restantes protagonistas mantêm os nomes. No entanto, sabe-se que a Bibi original tem como nome Birgit, algo que nunca é revelado na versão irlandesa. As formas de as irmãs (de apelido Goethals em Clan e Garvey em Bad Sisters) matarem o prick também são essencialmente as mesmas, mas na versão belga há mais tentativas. Enquanto a Bibi de Sarah Greene é casada com uma mulher e tem um filho, a de Ruth Becquart tem um marido e dois filhos. No entanto, a maior diferença relativamente à personagem é que a Bibi original é autista.

6. Em entrevista, Horgan brincou acerca de as cinco quererem interpretar Bibi porque a pala no olho e o uso do arco e flecha eram muito excitantes. No entanto, Sharon acabou por se sentir especialmente atraída pela história de Eva, que, como a mais velha das cinco, teve que colocar as irmãs em primeiro lugar depois da morte dos pais.

7. O tema de abertura da série é uma cover de Who by Fire, de Leonard Cohen. Esta cover é interpretada pela cantora inglesa PJ Harvey. Durante o tema, podemos ver pistas relacionadas com elementos da narrativa.

8. A série conquistou vários prémios, incluindo dois BAFTAs, um de Melhor Série Dramática e outro de Melhor Atriz Secundária para Anne-Marie Duff. Na edição de 2023 dos Irish Film & Television Awards, uma espécie de Emmys da Irlanda, Bad Sisters venceu as categorias de Melhor Série Dramática, Melhor Realização (Dearbhla Walsh), Melhor Atriz (Sharon Horgan) e Melhor Atriz Secundária (Anne-Marie Duff). A 1.ª temporada conseguiu também o feito de obter uma pontuação de 100% dos críticos do Rotten Tomatoes.

9. O nome da série foi traduzido nalguns territórios e tem nomes como: Mal de Família em português, Hermanas Hasta la Muerte (Irmãs Até à Morte) em espanhol e Sœurs Complices (Irmãs Cúmplices) no Quebeque.

10. Há vários elementos do elenco que já tinha trabalhado juntos anteriormente. Brian Gleeson, que dá vida a Thomas Clafflin, um dos investigadores dos seguros, e Sarah Greene interpretam o casal protagonista de Frank of Ireland, série da qual Horgan é produtora executiva. Gleeson também já tinha contracenado com Eva Birthistle em The Bisexual, onde eram irmãos. Em Rebellion, série sobre a história da Irlanda, Gleeson e Barry Ward – que interpreta um dos detetives da 2.ª temporada de Bad Sisters – são irmãos. Greene também faz parte do elenco do drama histórico num dos papéis principais.

11. A 2.ª temporada deverá ser mesmo tudo o que vamos ver de Bad Sisters. Numa entrevista, Horgan revelou que “por muito triste que seja dizer adeus, a coisa com esta segunda temporada é que foi o que teve de ser, os eventos da temporada 2 tiveram de ser enormemente impactados pelo que aconteceu na temporada 1. Era sempre suposto que estas fossem mulheres comuns a quem aconteceu uma coisa invulgar” e a série é sobre “como lidaram com isso”. Sharon nunca quis que Bad Sisters se tornasse algo em que, simplesmente, coisas desta dimensão acontecessem às irmãs Garvey. A 2.ª temporada acaba por ser sobre “as ações do prick e o seu terrível legado” e a forma como Eva, Grace, Ursula, Bibi e Becka “lidaram com isso e as más escolhas que fizeram”. No entanto, para a criadora, tal “não pode continuar a acontecer, porque, de outra forma, é Nancy Drew. É algo completamente diferente”. Por isso mesmo, sente que “o fim é mesmo o fim”.

Publicidade

Populares

estreias calendário posters grid dezembro

what if s3 marvel

Recomendamos