Músicas bestiais, músicas que dão vontade de acompanhar, sequências geniais ou simplesmente as imagens dos nossos atores e personagens… Tudo isso compõe as aberturas das séries. Duas de nós juntamo-nos para escolher 15. Poderão não ser as melhores do mundo, mas para nós são as melhores.
The O.C. – Esta série da FOX não teve tantas temporadas como desejado (que saudades de Ryan, Marissa, Summer, Seth e companhia). Contudo, se há algo que nos faz lembrar automaticamente The O.C. é este California de Phantom Planet. A abertura é o normal de mostrarem as personagens da série e algumas paisagens de Newport, mas não há dúvida que a rainha desta série é a música.
Friends – I’ll be there for you de The Rembrandts é tão de Friends que até os criadores da série co-escreveram a letra. Contudo, a abertura de Friends vai para lá da música. As cenas filmadas na fonte são fantásticas, as cenas das personagens (eu sou tão viciada que muitas vezes consigo identificar o episódio de cada uma. É grave, eu sei!) e as de mais de destaque no final… As que mais me marcaram foram a de Phoebe a despedir-se dos trigémeos, do primeiro beijo de Ross e Rachel e a do pedido de casamento de Chandler e Monica. Friends é uma série especial e a sua abertura contribui em muito para isso…
Game of Thrones – Eu gosto tanto da música de GoT que até é o meu toque de telemóvel! De uma maneira estranha, encaixa-se perfeitamente com a série. É misteriosa e excitante. Os cenários são outra coisa… A abertura vai mudando consoante os locais que aparecem no episódio e estão super mega bem feitos. O mundo de Westeros e afins é tão grande que ajuda o pessoal a localizar-se. Até me dá arrepios quando aquilo começa a dar!
True Blood – Nenhuma das imagens desta abertura foram escolhidas ao acaso, ou esta não seria uma série da HBO. Vemos paisagens de Louisiana e da cultura daquele estado, vemos sexo, alusões ao vampirismo… Isto grita True Blood por todos os poros! E a música sobressai o resto. É pena que nenhum dos vídeos que encontrámos não ter funcionado mas aconselho-vos a procurar no youtube, vale a pena ver.
The Simpsons – Este é um clássico! Quem é que não sabe de cor a melodia d’ The Simpsons e não a entoa cada vez que começa a dar? É das minhas favoritas, vemos toda a cidade de Springfield e as suas personagens – dando especial atenção à nossa família preferida claro – e o mais engraçado é que nestes segundos dão-nos uma boa imagem de como são. Do melhor que há.
Desperate Housewives – Fiquei tão triste quando eles tiraram esta abertura do ar! Adorei como adoptaram estes quadros famosos às nossas donas de casa e fizeram uma abertura original e de bom gosto. É muito ao estilo de Marc Cherry e a música tem aquele toque maldoso e elegante que tanto marcava as nossas amigas Bree, Lynette, Gabrielle e Susan.
Shameless – Só a música The Luck You Got dos The High Strung seria o suficiente para que Shameless tivesse uma das melhores aberturas do mundo das séries, mas ainda tem aquela fantástica sequência de toda a gente a ir à casa de banho. Acho que a combinação da música com a sequência é perfeita e que se insere de forma igualmente perfeita no contexto da série.
The Walking Dead – O apocalipse zombie destruiu o mundo e isso é claro nesta abertura. Vemos as ruas desertas, vidas destruídas, o perigo sempre à espreita… E tudo ao som de uma banda sonora arrepiante. Uma ideia simples mas que funciona na perfeição e nos deixa com um friozinho na espinha na expectativa do que poderá acontecer no episódio…
One Tree Hill – O refrão é sem dúvida a melhor parte de ‘I Don’t Want To Be’ do cantor Gavin DeGraw e ainda bem que foi a parte escolhida para abertura de One Tree Hill. Tenho um carinho muito grande pela série e outro muito grande pela música. Quando OTH se começou a tornar um verdadeiro vício para mim, a música até me começou a arrepiar por a associar a tantas situações que me são queridas. Não é necessariamente uma das melhores aberturas desta lista, mas é das minhas preferidas.
The L-Word – Esta é daquelas aberturas cuja letra dá uma vontade terrível de acompanhar. É viciante! Vá, cantem connosco! Girls in tight dresses/Who drag with moustaches/Chicks driving fast/Ingenues with long lashes./Women who long love lust/Women who give…
Dexter – Esta é uma daquelas escolhas que nada tem a ver com a música. Eu nem sequer seguia Dexter, mas ver um ou outro episódio e fazer zapping foram o suficiente para me cruzar com esta abertura. Acho absolutamente genial, criativa, interessante… Desafio alguém a tentar fazer melhor. Provavelmente não conseguirão.
The Fosters – Esta é uma série fofinha, familiar, e a música de abertura é-o também. A soft ‘Where You Belong’ de Kari Kimmel é bonita e também se encaixa na perfeição no conceito da série.
Cheers – Isto é um clássico absoluto! Dá vontade de aprender a tocar piano só para poder tocar esta música. E que saudades dos tempos de miúda que isto dá. ‘Where Everybody Knows Your Name’ é o título da música que dá vontade de trautear.
Family Ties – Outra série da minha infância que deixou saudades! Outro genérico que nunca esqueci. Faziam muito bons génericos antigamente, para ser sincera! Uma boa série para ver em família.
Roswell – Se uma música é da Dido, basicamente é símbolo de qualidade. Provavelmente esta é a minha música preferida da artista e ainda bem que foi emprestada a uma das minhas séries dos meus teen years. Bem que a Fox podia voltar a repetir isto! Tenho a certeza que provavelmente agora não ia gostar assim tanto, mas é sempre bom recordar.