Embora a promoção da série tenha sido um pouco tímida, assim que Outlander estreou, acabou por conquistar fãs de forma massiva. Nós fizemos a review do piloto e ficámos totalmente rendidos à qualidade que esta série apresenta. Recém-regressada do seu looooongo hiato, Outlander está agora na segunda parte da primeira temporada e está já renovada para uma outra!
Outlander, uma série que nos mostra história a sério com uma brilhante ligeireza, tem ainda uma pitada de fantasia, romance a drama. Conta-nos a história peculiar de Claire Randall, uma enfermeira que esteve no campo de batalha na segunda guerra mundial. Assim que este conflito terminou, ela e o marido, Frank, vão fazer uma viagem pela Escócia de forma a recuperarem a intimidade perdida com a guerra. No entanto, misteriosamente, Claire viaja para o passado para o ano de 1743, onde acaba acidentalmente infiltrada na revolta jacobita e acaba casada com um escocês!
Vamos às sete razões para ver Outlander?
1 – Caitriona Balfe
Oh my God! Confesso que nunca achei grande piada a esta atriz. Mas, com Outlander, ela provou que consegue estrelar uma excelente série! Além da narração do enredo, Claire é a personagem chave da trama. Terei sido o único a achar que a atriz se transformou na viagem para o passado? Assim que se viu em 1743, Claire ganhou uma luz própria e ofusca os enredos secundários. Caitriona merece, sem dúvida, um Emmy pela sua participação em Outlander.
2 – Os cenários
Seja durante as breves cenas da segunda guerra mundial, tanto pela viagem de Claire com Frank, como a aventura fantástica da nossa enfermeira pelo passado, os cenários são fantásticos e elaborados ao pormenor. Isto para não falar nas paisagens naturais da Escócia que são de cortar a respiração! E os castelos escoceses? Quero um de prenda de Natal! Assistir esta série, é uma forma de nos apaixonar por esta região, principalmente para visitarmos aquelas paisagens que se escondem timidamente por entre a neblina.
3 – Os sotaques
O meu fraquinho: sotaques! Adoro o sotaque british de Claire, mas os sotaques escoceses do restante elenco são fantásticos. Quem resiste às declarações de amor de Jamie a Claire com aquele sotaque? Eu, que geralmente tenho um bloco de granito no local do coração, fico todo derretido.
4 – O genérico
Foi ao assistir ao genérico que me rendi perdidamente a Outlander. A forte influência escocesa do tema musical assenta harmoniosamente na sequência de imagens da série. Trata-se, sem dúvida, de um dos melhores genéricos de séries da atualidade. Ora vejam!
5 – A forma como o passado é apresentado
Embora não pareça, estamos perante uma série que nos apresenta história de forma pura! É verdade que a história não é entediante se bem apresentada e Outlander prova-nos que tal é possível. A parte do passado da série representa com grande realidade a revolta jacobita escocesa, quando estes se revoltaram contra o domínio britânico.
6 – As cenas escaldantes
Outlander abusa de cenas de sexo! Ao contrário de outras séries mais puritanas, a nossa série apresenta-nos estes momentos de forma bastante realista e trata o tema por tu, sem grandes rodeios. A nudez e as cenas ousadas tornaram-se numa das imensas imagens de marca da série.
7 – A mitologia celta
A Escócia é uma região muito rica em mitologia deste que esta zona foi ocupada pelos Celtas. Este povo deixou muitas lendas e mitos que ainda hoje perduram. É de forma ligeira que este tema é aproveitado em Outlander… já que é graças a um destes rituais que Claire viaja misteriosamente para o passado.
E por aqui terminam os sete motivos para verem esta magnífica série da Starz. Concordam com as razões para ver Outlander, ou acrescentariam outras?
Rui André Pereira