Este artigo contém spoilers!!!
Neste terceiro capítulo da nova temporada, somos finalmente apresentados ao……… THE RAJ!!!
O episódio começa por nos apresentar um novo parque, o Raj, que tem como tema a cultura da Índia. Lá, as pessoas vão para caçar animais e viver como verdadeiros príncipes. Lá somos apresentados a Grace, uma mulher misteriosa que se diz caçadora. Lá ela é abordada por um homem que a tenta conquistar. Os dois vão para um quarto e é nesse momento que Grace dá um tiro no homem para saber se ele é ou não um robô. Ele não é e os dois envolvem-se. No dia a seguir, vão com um anfitrião caçar e, nesse momento, dá-se a revolução dos robôs e o anfitrião mata o homem. Grace mata o anfitrião e foge, mas é atacada por um tigre que se atira juntamente com ela para o mar. No final do episódio, a nação fantasma encontra Grace já no parque do Westworld.
Relativamente a Dolores, ela continua a sua busca por vingança. Dolores vive uma espécie de síndrome de Deus, acreditando que é um ser superior e que todos a seguem. Ela entra numa guerra onde, inclusive, trai os seus aliados e manda Ted matar um deles, mas Ted rejeita, deixando Dolores chateada. Foi a primeira vez que Ted tomou uma decisão pela sua cabeça.
Maeve, Hector e Sizemore têm um confronto com a nação fantasma. Maeve não os consegue controlar como aos outros anfitriões; eles fogem e depois encontram Armistice, que tem com ela o funcionário do mês, Felix, e o irritante amigo dele, Sylvester. Eles juntam-se a Maeve e Hector nessa jornada pela filha de Maeve. Momento curioso quando Sizemore revela que escreveu Hector quase como uma personificação do homem que gostava de ser. Inclusive, a história de Hector que ama uma mulher chamada Isabella é uma memória de Sizemore. Ele próprio fica super-chateado por saber que Maeve e Hector se envolveram sexualmente. Será que teremos o primeiro bebé-robô, como nos mostra a abertura da série?
Este grupinho acaba o episódio a chegar a uma narrativa do parque onde temos neve. Sizemore encontra uma cabeça decepada e nisso aparece um samurai, acabando o episódio. Será a introdução do tão esperado Shogun World? Temos de esperar pelo episódio cinco.
Mas o ponto chave deste episódio chama-se Peter Abernathy.
O pai de Dolores carrega, na sua base de dados, informações sobre o parque; temos vários momentos do homem durante o episódio. Primeiro, Charlotte encontra Bernard e pergunta-lhe onde anda Abernathy. Esta cena é do presente, ou seja, cerca de duas semanas após a revolução.
Depois, numa cena antes, na altura da revolução, vemos Bernard e Charlotte a encontrar Abernathy a ser torturado por Rebus, o homem do leite, que se está a vingar dos humanos e confunde Abernathy com um deles. Bernard consegue mudar as definições de Rebus através de uma ligação USB e torna-o protetor dos humanos. Isto explica o porquê de no primeiro episódio da temporada, quinze dias após a revolução, ele estar super bonzinho quando é destruído pelos militares.
Outro momento é quando Dolores encontra Bernard e o seu pai no meio da batalha. Ela fala com o seu pai, só que o reencontro leva a que Abernathy entre em colapso e ela chama Bernard para o tentar arranjar. Bernard vê as informações que estão dentro de Abernathy e começa a fazer uma cópia para a sua própria base de dados. Nisso entram os militares da Delos e levam Peter Abernathy. Será que Bernard conseguiu faz o upload das informações? Isto foi tão marcante que inclusive levou a que Dolores mudasse a sua rota, dizendo que tem de voltar a casa para ir buscar alguma coisa. O que será? Será a fotografia da noiva de William?
Westworld é muito mais do que apenas um episódio semanal. É preciso investigação, leitura e atenção ao mais pequeno dos detalhes. Existem várias teorias que vou deixar aqui para que possam ser pensadas e debatidas:
Bom, teorias há muitas para os interessados como eu. Westworld é um mundo de possibilidades! Nem todas estarão corretas, mas deixo-as aqui para que possamos pensar sobre elas.
Recomendo também que vão ao site de Westworld e da Delos. Não o da série, mas um site oficial que funciona como se Westword existisse de verdade. Lá podemos inscrever-nos para entrar no parque. Temos de responder a um inquérito muito interessante para saberem se estamos preparados para entrar no parque e em que parque nos enquadramos. É muito curioso até porque nos dá pistas do verdadeiro objetivo do parque.
Foi mais um episódio seguido da sua review. Aproveito este espaço sempre para debater teorias e explicar o máximo que conseguir do episódio. Não vale a pena dizer que foi um bom episódio; Westworld é muito mais do que isso e isso já não nos surpreende. É um jogo de descobertas e teorias malucas, por isso partilhem o que acham. Até para a semana!
Carlos Real