Contém Spoilers!
08×05 – The Big Scary U
Neste episódio voltamos um pouco atrás no tempo, até ao primeiro episódio desta temporada, Mercy, onde vemos o ataque ao Sanctuary de uma outra perspetiva, a dos saviors!
Aquando do ataque ao Sanctuary, as patentes mais altas dos saviors, incluindo Simon, Dwight, Eugene e Gregory estavam reunidos a discutir a possibilidade de haver alguém dos saviors a passar informações a Rick e companhia. Ninguém desconfia de ninguém, à exceção de Eugene, que tem uma certa desconfiança em relação a Dwight, mas não a revela a ninguém, para já.
A reunião é interrompida pelo ataque que vemos no primeiro episódio da temporada e, após estes acontecimentos, já com Negan preso no exterior do complexo, os saviors responsáveis reúnem-se para decidir o que fazer e como salvar Negan, sendo que Simon tenta comandar os restantes e dizer-lhes o que fazer, mas Dwight não vai na cantiga e contradiz Simon, que não fica muito contente, mas aceita a proposta de Dwight.
Esta nova reunião é também interrompida, desta vez pelos trabalhadores do Sanctuary, que se questionam do porquê de a eletricidade ter sido desligada e pela falta de explicações. Alguns dos mesmos começam a perguntar por Negan; está Negan morto?
Um motim está quase a começar quando se ouve assobiar. Negan está afinal vivo e conseguiu entrar no complexo juntamente com o Padre Gabriel. Estes dois estiveram fechados numa roulotte durante um tempo até conseguirem arranjar uma solução para escaparem. Enquanto lá estiveram, o Padre conseguiu que Negan fosse algo mais aberto e que se confessasse!
08×06 – The King, the Widow and Rick
Depois de um episódio onde o foco foram os saviors e Negan, voltamos aos nossos personagens preferidos.
Vamos começar por Carol e a situação no Reino. Aqui as coisas estão bastante cinzentas, muitos choram os entes queridos que foram chacinados na emboscada perto do posto avançado dos saviors; Ezekiel está fechado no teatro, sozinho. Jerry recusa-se a deixar o seu Rei e está de guarda em frente ao teatro. Já Carol quer continuar a lutar e tenta que Ezekiel volte a ser o Rei de que aquelas pessoas tanto precisam.
Em Hilltop a situação é outra, Maggie tem uma difícil decisão a tomar quanto aos prisioneiros que Jesus levou até ao local. Gregory tenta convencer Maggie de que a única solução é matá-los a todos, e, durante a noite, dentro dos muros da comunidade, algo é construído. Os saviors temem que seja algo para os matar, Jesus está também visivelmente preocupado. Na manhã seguinte, Enid chama Jesus ao interior da comunidade e diz-lhe que leve os saviors com ele.
Afinal, aquela construção que todos fora dos muros temiam era na verdade uma espécie de prisão rudimentar, umas estacas, cercas e arame farpado a delinear o perímetro do local. Maggie avisa os saviors que se tentarem algo, ela não irá hesitar em responder. Ahhh, falta só referir que nesta prisão não estão apenas os Saviors, não! Maggie ordena que prendam também Gregory juntamente com eles!
Já em Alexandria, duas mulheres estão desesperadas para ver como estão as coisas no Sanctuary, são elas Michonne e Rosita. Então, ambas seguem viagem até ao Sanctuary, mas pelo caminho ouvem uma música e decidem investigar. São dois saviors a construir uma mega coluna na traseira de uma carrinha para poderem atrair os walkers para longe do Sanctuary. Rosita mata um dos saviors, mas a outra escapa com a carrinha. No entanto, só consegue andar uns 200 metros no total, pois é abalroada por um camião. Nele estão Daryl e Tara que, juntamente com Michonne e Rosita, seguem depois viagem até ao Sanctuary.
Temos ainda Carl, que está sozinho na floresta à procura do sobrevivente que encontrou junto das bombas de gasolina. Após algum tempo, lá o consegue encontrar, oferece-lhe comida, pergunta-lhe o seu nome e faz-lhe as questões da praxe para perceber se pode ou não aceitar este sobrevivente, Siddiq, em Alexandria. Carl entende que Siddiq não é uma ameaça e convida-o a juntar-se à comunidade e seguem caminho até Alexandria. Pelo caminho encontram três walkers a comer um veado e decidem ir matá-los, só que as coisas complicam-se e Carl quase que é mordido (se é que não foi mesmo!!!).
Por fim, Rick, o líder de Alexandria, seguiu viagem sozinho até Junkyard a fim de propor um acordo com Jadis. Rick mostra-lhe as fotos dos postos avançados e do Sanctuary, mas Jadis não aceita o acordo e prende Rick completamente nu num contentor.
Para ser sincero, gostei deste episódio, nota-se que apesar de haver um plano de ataque definido, após os ataques aos postos avançados e ao Sanctuary, as emoções estão a tomar conta dos sobreviventes, com muitos deles a quererem fazer justiça pelas próprias mãos, como é o caso de Aaron, Michonne, Tara, Daryl…
É de realçar também a ingenuidade de Rick ao ir novamente falar com Jadis. Mesmo após ter traído Alexandria, Rick parece acreditar que este grupo ainda os pode ajudar, algo que não acontece, e acaba uma vez mais feito prisioneiro.
E uma das grandes questões deste episódio é sobre Carl. Teria o rapaz sido mordido pelos walkers?
João Montez