Esta minissérie sueca retrata o caso real da segunda maior investigação policial a ter lugar no país nórdico, sendo que a primeira é relativa ao assassinato do Primeiro-Ministro Olof Palme. Na base da série está também um livro escrito pela jornalista Anna Bodin e pelo genealogista Peter Sjölund. As vítimas são um menino de oito anos e uma mulher na casa dos 50. Morreram tão aleatoriamente que nem há explicação. No entanto, pelo menos, o caso teve resolução, mesmo que tenham passado 16 anos.
Descoberta Decisiva (Genombrottet) começa muito bem, mas perde um pouco do seu fulgor a partir do segundo episódio. São apenas quatro, com uma duração inferior a 45 minutos, mas acho que nos demoramos demasiado na parte da genealogia. É sem dúvida uma parte muito importante da série, até porque é a chave para a resolução do caso, mas descobrir assassinos com recurso a antepassados é um trabalho moroso. Fiquei fascinada com o potencial que a genealogia tem na resolução de crimes, mas não gera os momentos televisivos mais estimulantes do mundo. As outras componentes da investigação que vimos no primeiro episódio revelaram-se mais interessantes e sinto que a série nunca conseguiu manter o nível de emotividade do piloto. No entanto, a série é sempre agradável de acompanhar e consegue agarrar ao ecrã, não tivesse eu visto tudo no mesmo dia.
Melhor episódio:
Episódio 1 – O piloto destaca-se pelo facto de conjugar bem uma investigação policial interessante com drama humano. É neste episódio que vemos as cenas mais emotivas da série e é também aqui que tudo se passa mais rápido, transmitindo a urgência que há em apanhar este assassino.
Personagem de destaque:
John (Peter Eggers) – O polícia que em 16 anos nunca desistiu de encontrar o assassino é, sem dúvida, o merecedor deste louvor. Ele abdicou de muita coisa em prol do trabalho, desta investigação em particular, e mesmo quando parecia já não haver qualquer hipótese de resolução, continuou a lutar para que o caso não fosse encerrado. Não fosse a persistência de John, nunca se teria descoberto a verdade.