Descoberta Decisiva – 01×01 – O Impensável
| 11 Jan, 2025
8

Publicidade

A Netflix estreou esta semana a minissérie Descoberta Decisiva (Genombrottet, no original), inspirada no caso real de um duplo homicídio que ocorreu no sul da Suécia em 2004. Os crimes tiveram lugar na pequena cidade de Linköping e só foram resolvidos em 2020, com o recurso à genealogia forense.

O Impensável é o título perfeito para descrever a natureza destes homicídios. Aqui na Europa, acho que encaramos um pouco os países nórdicos como pilares de tranquilidade e a aleatoriedade do crime, aliada ao facto de uma das vítimas ser uma criança, abalam a nossa sensação de segurança. Sempre gostei destas séries inspiradas em crimes reais e Descoberta Decisiva é uma das boas. O episódio, que tem cerca de 40 minutos, começa por nos apresentar algumas das suas personagens, mostrando-nos um bocadinho da sua rotina matinal. Gosto sempre disto, porque acho que nos ajuda a conhecer melhor as pessoas que são a chave da narrativa, o que as torna mais “humanas”, fazendo com que nos importemos mais com elas.

O episódio é envolvente pela forma como a investigação policial é levada a cabo, mas também pela maneira como se debruça sobre as famílias das vítimas. Por um lado, a polícia sueca mostrou-se muito diligente e o detetive encarregado do caso leva o seu trabalho muito a sério. Por outro, as emoções das famílias parecem muito reais. A jovem atriz Pevin Hannah Namek Sali quase me fez chorar.

É mais do que justo dizer que esta é uma série muito capaz de nos emocionar, com os seus momentos fortes. A banda sonora também faz um trabalho muito bom, ajudando a tornar mais emotivas as cenas que o exigem.

A minissérie tem apenas quatro episódios e, com um começo destes, é claro que vou querer ver tudo. Se não perdes séries sobre crimes reais, também não podes perder esta, vale a pena!

Descoberta Decisiva - 01x01 - O Impensável
8
8.5
Interpretação
7
Argumento
8.5
Realização
8
Banda Sonora

Publicidade

Populares

senna netflix

calendário estreias posters janeiro séries

the pitt Noah Wyle

Recomendamos