The Franchise, a nova série de Jon Brown (também criador de Succession) para a HBO, realizada por Sam Mendes, chegou dia 7 de outubro à Max e promete levar-nos numa viagem alucinante durante as filmagens de um filme de uma saga de super-heróis (daquelas que parecem não ter fim). A série é uma sátira aos filmes deste género, que desconstrói, ridiculariza e revela os bastidores, muitas vezes caóticos, deste tipo de produções cinematográficas.
O primeiro episódio não esconde (nem deseja fazê-lo) a azáfama que se vive num estúdio de filmagens, arrancando com um plano sequência que segue Daniel (Himesh Patel), o primeiro assistente de realização. Seguimos o personagem desde o momento em que este conhece a nova terceira assistente de realização, ao mesmo tempo que percorre o set de filmagens e tenta apaziguar as inquietações dos atores e do realizador e garantir que está tudo a postos para, finalmente, darem início ao ensaio geral da cena que estão prestes a filmar.
O primeiro episódio é muito revelador da essência da série, cujo potencial de conflito é grande pelos obstáculos que não tardam a surgir nesta produção hollywoodesca.
The Franchise está interessada em evidenciar os desafios levantados pela indústria do entretenimento, que, sendo pressionada para gerar lucro, compromete muitas vezes o valor artístico das suas produções. Esta dicotomia entre poder (leia-se, poder financeiro) e liberdade artística é um dos principais pontos de conflito da série, o que será uma excelente oportunidade para potenciar momentos caricatos ao longo dos próximos episódios.
O ritmo acelerado, ação caótica e diálogos com humor afiado (e possíveis críticas à mistura), são a combinação perfeita para umas boas gargalhadas.
Os novos episódios de The Franchise serão lançados semanalmente, todas as segundas-feiras, na Max.