Clãs da Galiza (Clanes), a nova série da Netflix produzida pela Vaca Films, prometia ser uma série policial empolgante ambientada nas turbulentas terras galegas. Infelizmente, o que encontramos é uma produção desprezível que propicia imensa frustração pelo tempo dedicado à sua apreciação.
A série acompanha a história de Ana (Clara Lago), que tem a vida invadida por uma notícia familiar avassaladora no meio de circunstâncias inusitadas. É a partir desse contexto que a personagem decide recomeçar a vida em busca de respostas na cidade de Cambados. Entretanto, a narrativa, já no primeiro episódio, não se desenvolve com fluidez e acaba por transformar toda a experiência num martírio audiovisual.
Movimentos de câmara instáveis sem qualquer justificação plausível prejudicam a fluidez visual e causam desconforto. A interpretação, na sua maioria forçada e pouco expressiva, beira o amadorismo. Além disso, não convence o espectador e compromete a sua relevância ao não fornecer o mínimo de credibilidade necessária a uma história baseada em eventos reais.
Os diálogos mais parecem uma brincadeira de miúdos e ficam longe da complexidade envolvida num meio de redes de contactos bem estruturadas, negócios e ações sofisticadas que permeiam a máfia e operações policiais contra o tráfico de drogas.
O episódio peca ao desprezar o potencial da trama e ao introduzir uma história recente, inspirada em grandes acontecimentos, que ainda habitam o imaginário popular. É disponibilizada uma produção medíocre, com um ritmo confuso, sem criatividade, com pontas soltas e dificuldades em estabelecer uma conexão com o público. A inabilidade em engajar o público e possibilitar um estado de imersão provoca um enorme esforço para que não se abandone a série antes do fim do episódio inicial.
Ao invés de explorar o potencial de uma produção sobre o narcotráfico e corrupção institucional e policial, a série expõe as suas próprias falhas ao tentar, miseravelmente, apresentar uma trama minimamente digna da atenção do espectador.
Se procuras uma série policial empolgante, Clãs da Galiza não é a série ideal para investires o teu tempo.