Class é a nova série indiana, baseada na famosa série espanhola Élite, a integrar o catálogo da Netflix. À semelhança da original, também acompanhamos os alunos de uma escola de elite – neste caso em Deli, a Hampton International School -, sendo que a estes juntam-se, após a sua antiga escola ter ardido totalmente, três novos alunos de um bairro pobre: Dheeraj (Piyush Khati), Saba (Madhyama Segal) e Balli (Cwaayal Singh).
Embora o meu interesse pela espanhola Élite tenha vindo a decrescer ao longo destas últimas temporadas e considere que era desnecessário existir outra série baseada nela – especialmente quando já existem tantas outras para ver, já para não falar que Élite ainda não terminou -, confesso que ainda assim estava ligeiramente curiosa para ver pelo menos este primeiro episódio de Class. Apesar de não estar à espera de grande inovação, tinha curiosidade para ver como iriam adaptar a história ao contexto e cultura indianos e definitivamente foi isso que acabou por manter o meu interesse ao longo do episódio.
Para quem viu Élite, a história de Class não irá ser surpresa, tanto é que facilmente nos familiarizamos com os personagens e com a história; inclusive, é bastante difícil não estar constantemente a relembrar e/ou comparar com a história original. No entanto, há ligeiras diferenças, o que poderá significar narrativas que não foram exploradas na série original e, além disso, ainda que em Élite também houvesse diferenciação entre rico e pobre, aqui acresce o sistema de castas, o que leva a que a distinção entre os alunos se torne ainda mais notória.
Embora continue a achar que a existência desta série não faz muito sentido e ache que poderá acabar por não ter tanto sucesso como a original, confesso que fiquei interessada em conhecer um pouco mais, em especial acerca do impacto que estas adições/diferenças vão ter na história, se o rumo vai ser semelhante ao que foi dado a Élite ou se haverá surpresas. Além disso, temos a questão cultural, algo que acaba sempre por despertar o meu interesse.
Dessa forma, resta-me agora ver os restantes sete episódios que compõem esta 1.ª temporada de Class. E tu? Já viste a série ou achas que não vale a pena? Se viste, o que achaste?