Estreia hoje, em exclusivo na Prime Video, uma adaptação televisiva baseada nas novelas gráficas criadas por Brian K. Vaughan e Cliff Chiang, Paper Girls.
A trama conta a história de um grupo de adolescentes que, para ganhar uns trocos, trabalha de madrugada na distribuição de jornais pelas casas do bairro. Surge, assim, o nome deste grupo, paper girls. Neste primeiro episódio, acompanhamos a estreia de Erin como paper girl e somos introduzidos ao resto do grupo: Tiffany, KJ e Mac. No entanto, o que aparenta ser uma noite normal deixa de o ser quando o céu se torna cor de rosa e toda a gente desaparece da cidade. Agora, neste cenário apocalítico, estas amigas terão que lidar com aventuras que envolvem viagens no tempo e tentar salvar o mundo.
De um episódio que brilha pelas suas cores vivas e por toda a estética dos anos 80, é fácil adivinhar que tem a sua inspiração numa novela gráfica. Apesar de ainda não ter lido, posso dizer-te que a estética me convenceu imediatamente a comprar este primeiro volume. No entanto, nota-se que o orçamento da série não é por aí além e é preciso, algumas vezes, aceitar que os efeitos não estão tão realistas como podiam ser.
A história é interessante, principalmente a relação entre as quatro protagonistas, que são obviamente o foco do enredo. É sempre uma premissa cativante quando personalidades bastante diferentes se veem forçadas a conviver em condições extremas, como acontece neste episódio inicial. No entanto, tudo acontece a um ritmo demasiado rápido. É algo comum nos pilotos, é preciso introduzir as personagens, o mundo e revelar a jornada, de forma a captar o interesse do espectador. Paper Girls sofre ainda mais deste síndrome pela sua curta duração: pouco mais de 30 minutos. Provavelmente, será algo que se notará menos nos episódios seguintes, mas fiquei com a impressão de que a série ganharia muito mais com capítulos mais longos.
É uma série divertida e viciante que poderá apelar a fãs de Stranger Things pelo estilo dos anos 80 e a dinâmica entre amigos que andam em bicicletas e tentam salvar o mundo. Perfeita para ver nestes dias de verão!