[Pode conter spoilers]
Temporada de Verão é a nova série brasileira da Netflix e o primeiro episódio traz-nos cenários incríveis que garantidamente fazem sentir saudades da estação mais quente do ano. A mim é que nem por isso, que sempre gostei de estações mais amenas, mas qualquer pessoa pode apreciar a beleza daquele mar e daquela praia.
A trama é passada num resort paradisíaco, o Hotel Maresia, e a história centra-se nos membros do staff que ali trabalha. Uns são já veteranos, mas temos uns novatos acabadinhos de chegar. A integração é rápida, pois aquilo funciona como se de uma família se tratasse. Achei que o episódio começou bastante bem, mas a meio comecei a mudar um pouco de opinião. 48 minutos parece-me uma duração excessiva para uma série destas, que pretende ser leve e apela ao consumo rápido. Depois surgiram alguns clichés que não me fizeram confusão, mas que eram dispensáveis quando usados em tão grande quantidade: a menina rica que vai ter que passar a viver como o comum dos mortais e passar a trabalhar depois de a mãe ter sido presa por crimes financeiros; o rapaz sonhador que de um momento para o outro encontra coragem para finalmente ‘enfrentar’ os pais e seguir o seu sonho; a miúda que veio para ali com um segredo e que tem atitudes estranhas. Tudo isto é feito certamente com o intuito de criar histórias, mas acho que a verdadeira história poderia ser o próprio trabalho destes jovens no resort, a relação entre eles e o terem de lidar com os hóspedes. Eu, pelo menos, gostei mais do episódio enquanto foi sobretudo isso.
O elenco é jovem, como é natural numa série deste género, e faz o que lhe compete, mas sem interpretações que se destaquem. O argumento acaba por ser pouco original, mas do lado da banda sonora tivemos direito a um momento muito bom, com Conrado a dar a conhecer os seus dotes para a música.
Se aquilo que procuras numa série é algo leve e com cenários fantásticos, Temporada de Verão pode ser mesmo a tua praia. Não digo que é uma série a evitar, mas se andas à procura de algo mais, talvez te possas virar, mesmo dentro das séries brasileiras da Netflix, para Bom Dia, Verônica.
Diana Sampaio