The Looming Tower, baseada no livro com o mesmo nome de Lawrence Wright, é a mais recente estreia da Hulu, casa da aclamada série distópica The Handmaid’s Tale, que conta o conflito que ocorreu entre a CIA e o FBI, no final da década de 90, onde a primeira instituição omitiu informação crucial da segunda que poderia ter evitado todo o acontecimento do 11 de setembro.
Este primeiro episódio leva-nos a viajar no tempo e também no espaço (por assim dizer). Saltando ocasionalmente entre 1998 e 2004, Now It Begins mostra-nos as ações dos agentes de ambas as agências, focando-se especialmente em Martin Schmidt (Peter Sarsgaard, The Killing), analista da CIA, e Ali Soufan (Tahar Rahim, The Last Panthers) e John O’Neill (Jeff Daniels, The Newsroom), ambos agentes do FBI.
O episódio oscila também entre diversas localidades, como a Albânia, o Quénia e o Paquistão, revelando igualmente os movimentos dos próprios membros da Al-Qaeda e a busca das autoridades pelas células terroristas nestes países, passando ainda imagens reais de Bin Laden a ameaçar os EUA. É de salientar a qualidade cinematográfica destas cenas, sendo que é retratado o ataque terrorista contra a Embaixada dos Estados Unidos decorrido no Quénia em 1998.
No meio deste plot principal, é de esperar que haja uma história secundária subjacente, que neste caso é preenchida com as vidas amorosas dos dois principais agentes do FBI, Soufan e O’Neill, sendo que a do último nos surpreende ao ser revelado que tem não uma, não duas, mas três famílias diferentes!
Gostei bastante deste primeiro episódio, não só por ter interesse pelo tema e por admirar o grande Jeff Daniels, mas pela qualidade argumentativa e representativa do mesmo. É um episódio cheio de bons momentos, bem concretizados e com precisão histórica. Sem dúvida que vou continuar a ver.
The Looming Tower é a série ideal para quem gosta do tópico do ataque terrorista às Torres Gémeas e especialmente para quem não sabe muito sobre o que antecedeu o acontecimento de 2001. Quem tem um fraquinho por teorias da conspiração (que é o meu caso) pode aproveitar para confirmar ou refutar algumas que tenha em relação ao assunto! Recomendo a 100% a quem gosta de séries baseadas em factos reais ou do género de American Crime Story ou Mindhunter.
Beatriz Caetano