Contém SPOILERS!
Grandfathered é uma comédia da Fox que acompanha o quotidiano do quinquagenário solteirão, Jimmy Martino (John Stamos). Cobiçado pelas mulheres, Jimmy tem um dos restaurantes mais famosos da cidade, local onde, subitamente, descobre que é pai… e avô!
Jimmy ambiciona duas coisas na sua vida: que o seu restaurante seja um hit para famosos e manter o charme que conquista todas as mulheres que passam por lá. Os cabelos brancos são pintados (ou arrancados) e o sorriso de menino travesso é espalhado pelo grande salão de jantar daquele estabelecimento comercial. Tudo vai de vento em poupa até que Gerald vai visitar Jimmy e lança a bomba: é seu filho! Não fosse o choque de dimensões colossais, eis que as surpresas não acabam e eis que surge Edie, a filha de Gerald. Em segundos, o homem, que tanto apregoa que sonha ter uma família, ganha um filho e uma neta.
A vida de Jimmy sofre uma grande reviravolta já que, incentivado (leia-se forçado) pelos seus funcionários, salta de cabeça nesta nova aventura. Durante o episódio ficamos a saber que Gerald é filho do grande amor do passado de Jimmy, Sara, e que o o jovem é uma excelente pessoa, mas bastante ingénuo. Gerald procura o pai porque tem um desejo: que este o ajude a conquistar Vanessa, a mãe de Edie, que vê nele apenas um amigo.
A temática da série é conhecida do grande público, aliás, demasiado conhecida. Foram inúmeros os filmes e séries nas últimas duas ou três décadas que relatavam a vida de solteirões que, a determinada altura, se viam a braços com um filho com quem não contavam. Tratando-se de uma comédia, o humor predominou em todo o episódio, embora a qualidade das piadas não seja a melhor.
Para completar a comédia, os guionistas criaram um conjunto de personagens estereotipadas que, a meu ver, estão já desgastadas aos olhos do público: temos então um solteirão bem-sucedido, um pouco convencido, que se atrapalha todo ao descobrir que é pai; um jovem ingénuo, mas com um coração enorme, que anseia pelo coração da brasa que domina os seus sonhos; uma mãe solteira, galinha, que é capaz de matar quem atrapalhar a vida do seu filho; uma lésbica que cospe sarcasmo sempre que abre a boca; e uma jovem atraente que vê em Gerald apenas um bom amigo, apenas se envolveu com ele após uma grande bebedeira.
Em suma, a série não traz nada de original, já que repete um tema demasiado desgastado, com um o tipo de humor ultrapassado e pouco inteligente. Não será uma série de topo, mas poderá ser vista para preencher um espaço em branco na vossa agenda de séries!
Rui André Pereira