The Rings of Power (Os Anéis do Poder) está de volta com os primeiros três episódios da 2.ª temporada, já disponíveis na Prime Video, e com um começo mais forte do que a anterior. Esta temporada vai ser composta por oito episódios que irão ser lançados até dia 3 de outubro, às quintas.
Um ponto positivo logo no começo é que os episódios têm um resumo do que aconteceu na 1.ª temporada e que é relevante.
Portanto, a 1.ª temporada deixa-nos com a zona de Mordor a ser “criada”, um clima de guerra entre orcs e humanos, os primeiros três anéis criados e Sauron revelado. Esta temporada começa por capitalizar essa revelação e contar-nos um pouco mais do passado de Sauron. Isto é particularmente interessante porque em O Senhor dos Anéis (tanto nos livros como nos filmes) não somos muito expostos à história de Sauron, pois vem de outra era. Era essa que está a ser explorada aqui em The Rings of Power. Galadriel não fica muito bem na fotografia, uma vez que foi ela que confiou em Sauron (sem saber quem ele era, claro).
Estes primeiros episódios continuam a focar-se muito na história que envolve os elfos, mais concretamente Galadriel e Elrond, um pouco na relação com os anões e Sauron e os orcs. Vemos também os orcs a uma luz que nunca vimos, com personalidades, com diálogos e não apenas servos obedientes.
Os outros temas que são o foco neste começo de temporada é a continuidade da procura de mais informações sobre o homem estranho, que se suspeita ser Gandalf devido a uma frase proferida no final da 1.ª temporada, e a criação de mais anéis. Aliás, não nos podemos esquecer que esse é o foco e o que dá origem ao nome da série é a história da criação dos anéis do poder e a influência que Sauron teve nesse processo. Nesse sentido, estes episódios dão um avanço considerável na história e são cada vez mais visíveis os pequenos fios que vão levar certas personagens e momentos ao ponto onde as conhecemos em O Senhor dos Anéis.
A 1.ª temporada da série não foi particularmente bem recebida, talvez porque teve um começo lento ou porque os espectadores esperavam outro O Senhor dos Anéis (é sempre difícil voltar a um franchise com tanto sucesso) e acabou por ser mais uma temporada de preparação em que a melhor parte foi a relação de Galadriel com Sauron. Esta 2.ª temporada de The Rings of Power já tirou essas pedras do caminho, as personagens já estão introduzidas, os fãs já adaptaram as suas expectativas e a história consegue realmente avançar e ser desfrutada. Não é perfeita, mas gostei muito mais destes três episódios do que os respetivos da 1.ª temporada.
The Rings of Power continua a dar o devido destaque à produção e imagem, mantendo-se uma série em que investem seriamente na parte visual e isso nota-se. E, claro, não seria uma produção do mundo de O Senhor dos Anéis sem uma banda sonora à altura.
Agora é torcer para que os restantes episódios capitalizem o bom início e tenhamos uma 2.ª temporada mais forte, porque tudo o que for relacionado com a Terra Média podem contar comigo para ser um espectador.
Agradecemos à Prime Video por nos ter enviado os episódios antecipadamente para podermos publicar esta crítica a tempo da estreia. Não percas no final da temporada a nossa crítica mais aprofundada, que irá incluir spoilers. O que achaste?