Contém Spoilers!!
Neste episódio descobrimos um pouco mais sobre o papel da CIA e como estão envolvidos com Crawford. Cade, uma cara bem conhecida das temporadas anteriores, teve um acordo de imunidade por ter ajudado a derrotar Sandstorm, no entanto, para a CIA isto não interessa, uma vez que o raptaram e levaram para uma das suas prisões secretas, sem que ninguém da equipa do FBI, incluindo Zapata, soubessem. As coisas complicam-se para a agência quando Cade e outros três prisioneiros escapam com vida de um acidente de avião quando estavam a ser transportados.
Cade procura a assistência de Jane, apesar de estar ressentido por ter sido enviado para a prisão e não acreditar totalmente que a equipa do FBI não fazia ideia. Acaba por decidir confiar neles e na sua necessidade de apanhar os outros três fugitivos, que são todos mais perigosos que ele. Patterson consegue descobrir que não foi um acidente, mas sim algo planeado, o que aumenta a credibilidade da história de Cade e diminui a resistência de Keaton em trabalhar com ele e oferecer-lhe um acordo.
Suspeitando de um ataque interno e sabendo que o piloto era a pessoa que estava por detrás da operação, conseguem reduzir a lista de suspeitos aos agentes da CIA com licença de aviação. Com a confirmação de Cade, chegam a uma única possibilidade, Quinn, uma agente cheia de recomendações e com uma grande carreira. No entanto, quando o seu marido foi morto por terroristas quando a CIA se recusou a negociar com estes, começou a planear a sua vingança contra a pessoa que tinha poder para ter feito algo acontecer.
A equipa consegue descobrir a tempo onde é a sede secreta mais próxima para agentes infiltrados da CIA e salvam à última da hora Jake, o seu chefe e o resto dos agentes que lá se encontram. No entanto, a história não tem um final feliz, uma vez que descobrimos que Keaton não faz tensões de oferecer acordo nenhum a Cade, que o apreendeu de novo, e obriga Zapata a esconder isso do resto da equipa.
Quanto a Roman, parte numa missão para resgatar Blake juntamente com homens da família rival, uma vez que afinal o filho do rival de Crawford também foi levado, o rapto não foi orquestrado por ele. Aliás, não podia ter estado mais enganado, uma vez que Roman prova a sua inteligência ao perceber que quem está por detrás do rapto é Crawford, como uma manobra para forçar a mão de Jean Paul. Roman prova a sua lealdade a Crawford ao matar os guardas todos que pertenciam à família de Jean Paul para que estes não pudessem revelar o segredo de que os captores já tinham fugido quando eles chegaram.
Num episódio que se chama deduções, e agora que já saíram os títulos dos 22 episódios, parece-me a melhor altura para falar destes mesmos. Já repararam de certo que os títulos desta série são um pouco esquisitos e nem sempre aparentam uma relação direta com o episódio. Isso é porque são palíndromos e anagramas. Na 1.ª temporada era um anagrama que ia revelando uma mensagem; na 2.ª temporada começou por ser um anagrama e, na mid season, passaram a palíndromos. Estes davam a mensagem KURT WELLER SOS. Nesta temporada são uma espécie de palíndromos. Se repararem, em cada título apenas existe uma letra que esteja rodeada por duas letras iguais. No caso deste episódio a letra é o E, que está rodeado por dois D’s. Seguindo esta lógica para todos os episódios, a mensagem não é muito animadora: “ONE OF US WILL GIVE OUR LIFE”.
Provavelmente só saberemos no último episódio, mas alguém irá abandonar-nos. Podem consultar a lista dos títulos com os anagramas resolvidos em Blindspot.wikia.
O que acharam do episódio e quem acham que vai morrer?
Raul Araújo