[Contém spoilers]
The Gifted continua a surpreender pela positiva. Esta semana tivemos um novo episódio cheio de ação e revelações inesperadas sobre o passado de algumas das personagens.
Começamos por testemunhar o momento em que o Mutant Underground perde um dos seus membros de bastante importância para Thunderbird e o que parecia um evento isolado veio a revelar-se crucial para o desenrolar do episódio. A maneira como os mutantes são explorados pelo Sentinel Services é realçada com esta personagem e dá-nos uma pequena pitada do que estas pessoas sofrem.
Andy e Lauren começam a ganhar mais destaque depois de se oferecerem para ajudar na operação de resgate do pai e Polaris, independentemente da tentativa da mãe de os proteger. Os dois demonstram vontade de evoluir os seus poderes e de se envolverem nesta luta pelos direitos dos mutantes. Sem dúvida que o momento em que Lauren provoca Andy para conseguir que este use os seus poderes e juntos param o autocarro é um dos meus favoritos do episódio. Natalie Alyn Lind e Percy Hynes White estão a revelar-se duas promessas da série e só podemos esperar que não nos desiludam.
Também Reed continua a melhorar de episódio para episódio. Depois daquele pequeno susto que nos pregou, mostra-se cada vez mais decidido a proteger os mutantes e a lutar pela sua liberdade. A sua aliança com Polaris, apesar da relutância da mesma, demonstra que o seu preconceito pelo Gene X está cada vez mais a diminuir, assim como a decisão de se sacrificar (quando pede a Polaris que use os seus poderes para retirar os pregos da sua perna). Já Caitlin está a tornar-se numa personagem irritante e previsível, começando por ser a “mãe-galinha” que tudo proíbe aos filhos e que tenta levar sempre a ideia dela avante para depois salvar o dia à última da hora.
Esta semana, Marcus revelou-se uma desilusão. A revelação de que no passado esteve envolvido na máfia e que deixou a mesma por amor a Polaris não conseguiu apagar a irritabilidade que a sua obsessão em salvar a namorada nos dá. Contudo, Sean Tale continua a ser um dos mais promissores atores deste elenco, conseguindo captar a nossa atenção e mexer com as nossas emoções.
Agora com Polaris e Reed livres e de volta ao Mutant Underground só podemos esperar que as tensões dentro do grupo aumentem, principalmente devido ao passado do promotor público com os mutantes. Já Jace começará a atingir o desespero por não conseguir capturar os mutantes, que ele culpa pela morte da filha. Estão prontos para esta luta?
Beatriz Pinto