Começo por dizer que é com orgulho e responsabilidade que assumo as reviews desta grande série.
Foi o regresso, o tão esperado regresso, da série que tem surpreendido temporada após temporada. Depois de um final tão chocante e tão marcante, como foi o da terceira temporada, a expectativa era altíssima quanto a este “Echoes“ que marcava o regresso de Clarke e companhia.
Começando exatamente onde acabara o episódio final da última temporada, Clarke e Bellamy têm um novo problema entre mãos. Antes mesmo da sua destruição, A.L.I.E. disse a Clarke que dentro de seis meses o mundo iria acabar. Clarke acredita que ela e os amigos arranjarão uma maneira de impedir tal destino, mas a verdade é que o Apocalipse parace estar ao virar da esquina.
Enquanto isso, em Arkadia, Raven e o resto dos colegas celebram a vitória frente a A.L.I.E. O momento mais chocante é quando Jasper se prepara para se suicidar perante a dor interior que vem sentindo. Num último segundo, acaba por ser interrompido por Monty. Ao tomarem conhecimento de que o mundo vai acabar em seis meses, Jasper ri-se e desiste de se matar.
Clarke e a Mãe salvam Roan. O rei é pressionado para matar Clarke, mas esta acaba por convencê-lo a denominar os “sky kru“ como décimo terceiro clã. Em troca, Clarke deu-lhe “a chama”. Instalou-se assim a paz entre os clãs, mas nada está salvo, pois agora Clarke, Bellamy e companhia têm de pensar numa maneira de salvar a terra. Resta saber se os outros grupos serão uma ajuda ou mais um obstáculo no caminho.
Este primeiro episódio da quarta temporada serviu como conclusão do último da terceira e ponto de partida da quarta. Foi um episódio a um ritmo vertiginoso com várias histórias a serem trabalhadas. Aguarda-nos uma temporada de muitas surpresas numa das melhores séries que ultimamente têm aparecido na televisão.
Carlos Real