Contém SPOILERS!
Mais um episódio se passou do nosso drama apocalíptico e, mais uma vez, voltamos a ter desenvolvimentos significativos para o desenlace da trama… contudo, não se alegrem, já que a forma como tudo foi apresentado deixou muito a desejar. Mesmo assim, não devemos ficar demasiado tristes já que o season finale aproxima-se e não há como contornar os desenvolvimentos bons que todos nós sabemos que irão acontecer.
A atitude de Madison, na noite passada, acabou por ter enormes repercussões para o grupo e atrai dezenas de pessoas ao hotel. É certo que conseguiu reencontrar-se com Travis, mas o seu objetivo principal, reencontrar Nick, está ainda muito longe de acontecer. Madison sempre foi um dos elementos mais fortes do grupo, no entanto, o seu calcanhar de aquiles acaba por fazê-la tomar decisões que condicionam a vida dos que a rodeiam. Com a entrada de Travis, as portas acabam por se abrir aos que se aproximam do refúgio e algo está em risco: a sustentabilidade dos recursos existentes. Pois é… por muito que esteja recheada a despensa da enorme cozinha, e até que os estabelecimentos comerciais em redor tenham bastante comida, sustentar um grupo de grandes dimensões é complicado quando nenhuma experiência se tem em relação à realidade que se instalou no mundo recentemente. Mesmo com todos estes contornos, Madison não parece sentir-se culpada por complicar a vida dos seus colegas residentes do hotel.
A chegada de Travis traz consigo flashbacks que acabam por contar o desfecho do período em que passou juntamente com Chris e os turistas americanos que planeiam regressar aos Estados Unidos. Um dos turistas, James, é ferido com gravidade pelo agricultor mexicano e, por sorte, Travis consegue salvá-lo da morte, mas não de uma longa recuperação. Por seu lado, Chris parece que encaixa como uma luva no grupo de adolescentes que os encontrou. Além da mesma mentalidade decidida, a humanidade dele esvai-se a grande velocidade e chega mesmo a enganar o pai para que os restantes elementos matem James. Desde a primeira temporada que eu vinha avisando que Chris necessitava urgentemente de um psiquiatra e, com este episódio, se ainda dúvidas existissem, teríamos a prova final de que o jovem está com sérias perturbações mentais. A revolta de Chris é tão grande que abandona o pai para seguir com os seus dois novos amigos em direção aos Estados Unidos. Mas nem tudo o que parece acaba por acontecer…
A conversa entre Travis e Madison acaba por despoletar uma crise de consciência na líder do grupo, o que a leva a ter uma franca conversa com Alicia… e não é uma conversa fácil! Madison finalmente confessa à filha que a morte do seu ex-marido não foi um acidente, mas sim um suicídio. Ora bem, temos aqui uma revelação bombástica que pretenderá reforçar os laços entre mãe e filha, já que Alicia no episódio anterior revelou uma grave carência afetiva à mãe. Além deste efeito, a revelação acaba por justificar a inexpressividade emotiva de Madison e, como lutadora que é, preparou-a para este apocalipse zombie.
Já nos minutos finais, mais sobreviventes começam a chegar ao hotel e entre eles encontram-se os dois jovens que partiram com Nick, demonstrando que o plano do trio falhou redondamente em poucos dias.
Por fim, senti falta dos desenvolvimentos relativos a Ofelia e à comunidade de Nick. Ambos estão em situações complexas! No entanto, julgo que foi sábio por parte dos guionistas deixar a difícil batalha entre o gangue do supermercado e a comunidade de Alejandro para os episódios finais.
Como já referi anteriormente, os desenvolvimentos do episódio até foram significativos, contudo, a falta de ritmo da sua execução acabou por fazer com que o episódio se tornasse pouco apelativo.
Questões em análise:
Rui André Pereira