Contém SPOILERS!
Depois de um crossover excelente, eis que The Originals amorna e apresenta um episódio mais calmo, mas que acabou por ajudar a apresentar uma nova fase para a família original. Não fosse a teimosia de Claire Holt, teríamos, pela primeira vez, todos os originais juntos num episódio.
O regresso de Kol acabou por ser o momento alto do episódio. O errático vampiro promete ser uma nova pessoa pois agora tem um motivo para se tornar bom: o amor. Davina sacrificou-se inúmeras vezes para conseguir trazê-lo à vida. Depois de todo o episódio a portar-se bem e ser extremamente útil, eis que descamba no final e demonstra que afinal voltou um monstro sanguinário incontrolável. Não haja dúvida que o regresso do vampiro veio trazer uma nova dinâmica à família original, que há muito se encontrava desfalcada… e a faceta secreta irá trazer um novo grau de complexidade ao enredo.
Hayley, a doce e vingativa híbrida! Após o desfalque de tropas da Strix no episódio anterior, a sociedade secreta nunca esteve tão fragilizada. É verdade que Hayley se vingou de Aya, mas a vingança não ficou por aqui e a híbrida tem matado secretamente todos os que estiveram envolvidos na morte de Jackson. Após a declaração de amor a Elijah (FINALMENTE!), ele retribui com a lista da amada com os nomes todos riscados. E quem ficou com as culpas foi Cortez, descendente de Klaus que veio para o matar.
O passado sádico de Klaus irá condicionar o que resta da temporada, já que Cortez é o primeiro dos inimigos mais poderosos do híbrido a chegar a Nova Orleães. A desilusão deste vilão é que soube a pouco. Tão poderoso que ele era e nem cinco minutos de protagonismo teve, já que teve uma morte rápida e demasiado fácil. De qualquer das formas, acabou por chamar os restantes vampiros que querem ver Klaus morto e faz com que Vincent encontre o último vestígio de carvalho branco que Aurora escondeu.
Por falar em Aurora, a vampira continua emparedada nos calabouços da mansão da família. Mas é uma questão de tempo para que alguém a liberte. É aqui que Cami surge, mais uma vez, como a voz da razão. A morte deveria ter sido a solução encontrada para controlar esta vilã. Pelo que conhecemos da história dos originais, foram muitos os vampiros que foram deixados vivos que têm regressado para atormentar Klaus e os irmãos. Já têm idade para saber qual a melhor solução, mas enfim, o resultado de toda esta situação viu-se no final: Klaus parte com Hayley e Hope para bem longe. Duvido que Elijah soubesse da partida da sua amada. No entanto, duvido que seja uma ausência longa, já que Klaus é a essência da série.
A surpresa das surpresas acabou por nem ser o regresso de Kol, mas sim de Finn! Afinal o feitiço de Davina teve um efeito colateral inesperado e trouxe o cunhado à vida. Já sabemos que Kol continua com a sua sede incontrolável por sangue e Finn, certamente, chegou com a vontade de fazer a vida negra aos irmãos.
Questões em análise:
Rui André Pereira