Mas que final bombástico de temporada!!! Quem diria?
A Hanna e o Caleb avançaram com o seu plano para descobrir a nova A. Depois de pedir um dia, a Hanna passou pelas emoções de conseguir transparecer que se estava mesmo a entregar pelo assassinato de Charlotte. A nova A chegou mesmo a assegurar-lhe que seria o seu último dia à face da terra.
A ameaça da nova A apenas serviu para reaproximar antigas paixões (se calhar não tão antigas?) A Aria e o Ezra aproximaram-se à medida que foram escrevendo o livro e, no final, um Ezra bastante emocional surgiu (finalmente!). Quando souberam que o livro ia ser publicado e que as expectativas eram altas em relação às vendas, acabam por se deixar ir e dormem juntos. Mas, afinal, o que é que isso significa? Será que estão juntos de novo?
Também Hanna e Caleb se reaproximaram durante o plano mirabolante dela. Acabam por ter uma conversa honesta sobre o final da sua relação e Hanna acaba por confessar que no dia em que tiveram a discussão que os levou a terminar ela voltou para resolver tudo, mas chegou demasiado tarde e ele já tinha partido. Admite-lhe também que nunca deixou de o amar e os dois partilham um beijo apaixonado!
E, no meio disto tudo, onde é que fica a Spencer? Pois, a Spencer reaproximou-se de Toby. Durante todo o episódio, e apesar de ter dito a Caleb que o ama, ela trabalha num plano com Toby onde investigam Radley para tentarem descobrir o que é que a Sara anda a tramar. Acabam por descobrir um quarto secreto e durante a noite de eleições escapam para investigar, mas não vão sozinhos, Mona segue-os. Descobrem um documento na sala secreta que confirma que Charlotte não era filha de Jessica, mas sim de uma mulher chamada Mary Drake, que também era paciente de Radley.
A Alison regressou a casa depois da queda e de conseguir descansar um pouco, mas regressou sozinha, pois Elliott teve que se ausentar. Sozinha em casa, adormece no sofá e acaba por ser acordada pelo som de uma caixa de música. Quando se levanta para investigar surpreende-se por ver a sua falecida mãe na entrada. Fica em pânico e larga a caixa de música. Primeiro ainda pensa que está a sonhar, mas depois recebe um telefonema onde ouve a voz da mãe “tiveste saudades minhas?”. Rapidamente pede auxílio a Emily.
Emily e Aria vão e ficam a vigiar, enquanto Ali tenta descansar. Mas o pesadelo não terminou e quando Ali acorda ao seu lado está Wilden. Mas que raio? O Wilden não tinha morrido? Ela grita e as amigas rapidamente vão ao seu encontro. Aria acaba por sair para se juntar a Caleb e Hanna; Allison volta a passar por tudo. Volta a ver a falecida mãe e Wilden. Mas quando Emily chega ao pé dela já não vê ninguém. É claro que ou alguém quer fazer a Ali passar por maluca ou então ela está mesmo maluca. E a própria acaba por achá-lo, pois interna-se numa clínica psiquiátrica de livre e espontânea vontade.
Como já era de prever, o plano de Hanna e Caleb corre terrivelmente mal. Quando vão ter ao motel abandonado como combinaram com a nova A, ele barrica-a numa sala onde só ele consegue entrar. Enquanto isso, Aria e Ezra ficaram a vigiar e ele instalou câmaras para poder filmar tudo. Depois de perceberem que alguém se estava a aproximar e de serem flashados com luzes, correm para a sala onde Hanna estava fechada, mas esta tinha desaparecido. Toby e Spencer chegam, seguidos por Mona e, quando se juntam todos para ver as filmagens, ficam espantados por ver Jessica DiLaurentis e que não há sinal nenhum do paradeiro de Hanna.
Neste ponto, acho que já todos tínhamos percebido que não se tratava mesmo de Jessica, mas sim de Mary Drake, a verdadeira mãe de Charlotte e irmã gémea de Jessica. De volta à casa DiLaurentis, descobrimos que Wilden não é mesmo Wilden, mas sim Elliott. Eu bem me parecia que ele era muito suspeito, sempre achei que tinha alguma coisa a ver com a A, fosse com a nova ou a antiga! Pois, parece que Elliott sempre trabalhou com Mary com o objetivo de fazerem justiça pela Charlotte e para conseguirem o controlo do Carissimi Group. Elliott mantinha uma relação com Charlotte (e passou a fazer sentido o porquê da discussão de Charlotte com Ali na noite em que morreu) e casou com a Ali para ganhar controlo sob as ações do grupo.
O episódio termina com Hanna a ser arrastada pelo chão da torre da igreja por uma figura desconhecida.
Apesar de ter sido um episódio emocionante, continuamos a ter muitas perguntas sem resposta. Aliás, neste episódio não ganhámos grande coisa, bem pelo contrário, juntámos mais questões às já existentes. Afinal quem é que matou Charlotte? Já percebemos quem era a nova A, a A dos emojis, mas quem é a outra personagem encapuçada? E quem é que matou a Jessica? Foi a irmã gémea? E onde é que ela andou este tempo todo? E o que é que vai acontecer a Hanna agora?
Espero sinceramente que na próxima temporada as respostas comecem a surgir e que a série desenvolva um pouco. E vocês? O que acharam desta season finale?
Ana Rodrigues