Contém SPOILERS!
Mais um episódio de The 100 cheio de reviravoltas! Como vamos na terceira temporada, já estamos habituados às alterações bruscas na evolução das personagens… trata-se de uma das magias agridoces da nossa série e um dos elementos que a distingue de todas as outras. Para comprovar este facto, vejamos os seguintes casos: Jaha, que era um chefe fantástico, tornou-se um seguidor lunático de uma inteligência artificial distópica; Murphy, que era um bad boy egocêntrico, tornou-se bonzinho; Finn, uma das pessoas mais corretas, entrou numa espiral destrutiva de mortes e ações desconcertantes que o levaram à morte; Jasper, que era um membro essencial dos 100 iniciais, é agora um bêbedo inútil. Nesta temporada não seria diferente e este episódio acabou por ser o rei dos twists!
Quando os membros de Arkadia tropeçaram nos sobreviventes da Farm Station já sabiam que estes sofreram imensas perdas às mãos da Nação do Gelo. Esta obsessão leva o grupo de Pike a odiar todos os grounders, mesmo aqueles que os têm ajudado. A situação atinge um ponto crítico com a destruição de Mount Weather e com a morte de todos os que lá estavam, nomeadamente Gina, a namorada de Bellamy. Cegos de raiva, Pike e o seu grupo, auxiliados por Bellamy, arranjam armas que quase dizimam o grupo de Indra, não fosse Kane e Abby chegarem a tempo de mandarem parar e prender o grupo. Mas Bellamy, seduzido pela vingança prometida por Pike, inicia o movimento de apoio ao chefe da Farm Station para a votação do dia seguinte e eis que ele é nomeado chancellor de Arkadia. Para terminar em grande, Pike rejeita que o seu povo seja o 13.º clã dos grounders e parte para a guerra! Eis aquele twist que ninguém estava à espera! Para quem gosta de imprevisibilidade, The 100 está no seu auge… caso contrário, está a odiar o desenrolar do caminho tomado por Bellamy que, certamente, o levará à morte.
Já no centro da coligação dos grounders, a tensão está ao rubro. Nia, a rainha da Nação do Gelo, desafia Lexa e esta, para demonstrar a razão pela qual está no poder, aceita lutar com Roan. Mas também aqui há um enorme twist, Lexa vence a batalha, mas não mata o príncipe e sim a rainha! Com Nia morta, Lexa proclama Roan rei da Nação do Gelo e a paz está conquistada… por agora. Não nos esqueçamos que Roan não perderá uma hipótese para se sair bem, nem que para isso tenha de tramar Lexa, a sua salvadora.
Agora que a paz finalmente foi conquistada entre o povo do céu e os grounders, com Lexa a reforçar o seu poder sobre todos os clãs, eis que Pike, cego pela raiva, decide entrar em guerra com tudo e com todos. Julgo que teremos uma divisão entre o povo do céu e que uma parte juntar-se-á a Clarke pela manutenção da paz. De qualquer dos modos, a situação vai aquecer no próximo episódio!
Resumindo, gostei das alterações que ocorreram neste episódio. Daqui em diante nada será como antes!
Questões em análise:
Rui André Pereira