CONTÉM SPOILERS.
Ora neste episódio tivemos finalmente a revelação de Oliver como parte da Liga dos Assassinos. Para quem não sabe era uma cena que eu já estava há espera há muito tempo e este episódio entra naquilo que será o final da temporada!
Sendo forçado a levar Thea para Nanda Parbat para que ela fosse submetida ao ritual do Lazarus Pit (poço de águas mágicas que trazem as pessoas à vida outra vez, para quem não conhece), Oliver vê-se na obrigação de aceder às demandas de Ra’s Al Ghul. Já não era sem tempo! Finalmente Oliver Queen passa a ser Al Sah-Him!
Num episódio cheio de emoções e despedidas, é finalmente aqui que Arrow deixa de existir para passar a ser o herdeiro do demónio.
Malcom une-se a Diggle, Felicity e Oliver para levar Thea para Nanda Parbat e lá vão eles, todos juntos, no avião do Palmer. Toda a temporada sofreu com momentos, alguns chatos, de Oliver a questionar a sua identidade: quem é ele, The Arrow ou Oliver Queen? Parece que agora não é nenhum deles! E eu não podia estar mais ansiosa para os últimos episódios!
Nunca desistindo, Diggle, Felicity e Malcom recusam-se a deixar Oliver em Nanda Parbat mesmo depois de Oliver já ter aceite o seu destino. Depois de uma noite super romântica entre Oliver e Felicity (finalmente!) que conseguiu competir com a HBO no que toca a cenas quase-explícitas, Felicity droga Oliver (ri-me um bocadinho!) e com a ajuda deles tentam escapar de lá sem que Ra’s Al Ghul dê por alguma coisa.
Claro que não conseguem, porque como é óbvio ninguém escapa a Liga dos Assassinos assim do nada – ainda que todos eles achem que sim – e Oliver assume definitivamente o seu papel como herdeiro do demónio gritando para todos os soldados “Eu sou Al Sah-Him, Warith Al Ghul, Herdeiro do Demónio e vocês vão obedecer!”. Eu rendi-me!
Com a cidade agora sem o The Arrow e ainda por cima com ele do lado dos vilões, qual será o destino desta nossa equipa e de Starling City? Ai ai ai…
Nota: 8.5/10
Claro que as coisas não podiam correr bem e Ra’s tinha que complicar tudo. Desta vez manda Oliver – agora Al Sah-Him atrás de Nyssa, afirmando que ela tem que regressar a Nanda Parbat e tem que pagar pela sua traição à família – com tudo o que o seu amor por Sara a fez fazer.
Oliver já nao é Oliver e nem se quer faz sentido chamá-lo como tal. Sem saber bem no que se estava a meter, agora Al Sah-Him é uma autêntica máquina sob ordens de Ra’s, que lhe anda a dar umas plantas manhosas para ele perder a memória e consequentemente perder a sua alma. Este é o pico da grande luta de Oliver para não perder a sua identidade, que acaba por perdê-la em parte neste episódio ao rejeitar as suas identidades como Oliver Queen e The Arrow.
Al Sah-Him parte para Starling City atrás de Nyssa e, claro, Lauren salta em defesa da sua nova melhor amiga – vão-me desculpar mas gosto imenso da interação destas duas e especialmente de ver uma lado da Nyssa que não existia antes. Um lado… normal. Nisto envolve toda a equipa: Diggle, Felicity, até mesmo Lyla e Thea.
Al Sah-Him apercebe-se que Nyssa tem ajuda depois da sua primeira tentativa de a levar para Starling, quando é impedido por Diggle e Felicity mas depressa dá a volta e decide raptar Lyla para forçá-los a entregar-lhe Nyssa. As cenas intermédias envolvem desde conversa sobre perder a alma (que parece ser a guideline desta temporada) até Felicity completamente destroçada porque Al Sah-Him nem sequer a reconhece.
Claro que num plano super elaborado, ainda tentam derrotar a liga dos assassinos, com a Lyla a ter um momento espetacular, digno da agente que ela é depois de ser salva e retirar as armas de dentro do casaco da Felicity. Quase já no final Diggle está à mercê de Al Sah-Him, que quase o ía matando não fosse Thea aparecer em modo arqueira (Speedy!) e espetar com uma flecha no braço de Al Sah-him. Ora esta cena é a prova de que Oliver realmente não está na mente de Al Sah-Him neste momento e até dá medo saber o que nos espera para estes últimos episódios e para a quarta temporada!
No final a Liga dos Assassinos acaba por levar a melhor e Oliver consegue levar Nyssa para Nanda Parbat para enfrentar o seu destino. Ora supreendendo-nos a todos, parece que Ra’s não está disposto a perder a sua filha assim e numa incrível mudança de planos decide que Al Sah-Him e Nyssa Al Ghul vão casar e liderar a Liga dos Assassinos em conjunto!
Surpresos? É… Nós também! A luta pela alma de Oliver continua e todos os eventos parecem remar contra essa maré. O que será que nos espera mais logo?!
Nota: 7.5/10
Joana Pereira