O episódio semanal de The Originals acabou por ser mais calmo que os anteriores. Não tivemos cenas de ação, mas a emoção e o suspense estiveram no auge! E não poderia ser de outra maneira. Continuo confuso, pois sinto que não seguir The Vampire Diaries me dificulta o entendimento do enredo da nossa série. Mesmo assim, estou a adorar cada segundo desta nova temporada!
Contém SPOILERS!
Como é habitual, The Originals abusa dos flashbacks para contextualizar a ação. Na semana passada, o animalesco Kol foi a personagem central… E esta semana foi a vez do ciumento Finn! Estiveram também presentes o amor de Esther pelos filhos e a sua predileção por Klaus. Em suma, mais ficámos a conhecer da história desta atípica família.
Começamos com os irmãos Originais ainda crianças/adolescentes a jantar. Esther adora-os! Parece-nos uma família perfeitamente normal. Klaus é claramente o preferido da mãe e Finn está sempre visível no segundo plano. Embora calado, o jovem parece bastante adulto para a idade. Mas mais tarde descobrimos que Finn sente ciúmes do tratamento especial que Klaus sempre teve. De forma dissimular o seu adultério, Esther cria um colar que enfraquece Klaus… desta forma, a ascendência lobisomem do Original está escondida. A origem da transformação vampírica veio novamente à baila e trouxe-nos mais alguma informação: a aldeia foi atacada por lobisomens (o chefe deste grupo era o pai de Klaus). Para evitar que a família fosse massacrada, Esther utiliza os seus poderes para que os filhos se tornassem invencíveis. Eis que surgem os primeiros vampiros.
Quando Marcel tinha apenas 11 anos recebeu o colar que Esther fez para Klaus. A sorte é que o vampiro guardou esta relíquia familiar! Pois é, após o convite de Cassie/Esther para uma reunião familiar, os irmãos Originais querem saber qual o corpo que a mãe ocupará em seguida. Sem alternativa, Elijah segue Gia até Lenore, a bruxa que fará o feitiço com o dito colar!
O jantar começa, mas ninguém come… Pois é, apenas serve para que Esther e Finn se revelem totalmente! Esther refere que ama os filhos e que os quer salvar! Traduzindo: primeiro mata-os e depois salva-os!
Enquanto a família vai para o jantar, Hayley liberta Lenore (que havia sido capturada por Finn) para que esta possa fazer o tal feitiço e bate em Oliver (mas não na cara!!!) que fica inconsciente! Assim que a bruxa acaba de fazer o feitiço, Esther possui-a e lá está a marca que todos pretendiam. Mas Esther está tão poderosa que nenhum dos filhos, nem mesmo Hayley a conseguem parar. É de destacar que Hayley é seduzida pelas promessas de paz e de uma vida feliz ao lado dos seus futuros filhos. Esta Esther sabe mesmo manipular!
Apesar de toda esta ação em torno da família Original, julgo que a verdadeira revelação do episódio é a jovem vampira Gia. Marcel conhece bem Elijah e sabe o quanto ele “adora consertar coisas quebradas”! Já no fim do episódio, o previsível acontece: Elijah aceita ensinar Gia a dominar os seus novos poderes. Parece que teremos alterações de posição nos próximos episódios!
O episódio acabou! Tivemos mais contextualização, o que veio justificar a construção de um enredo complexo e bem elaborado… The Originals tem sabido conquistar o seu público mesmo com episódios mais parados: se não vicia pela ação, prende-nos pela tensão sabiamente gerida! Ao que parece teremos uma excelente temporada. De todo o episódio apenas não gostei da facilidade com que Esther abandonou a pobre Cassie, não gostei de a ver em Lenore!
Questões habituais:
Nota: 8/10
Rui André Pereira