2×01 – The Opposite Of Hallelujah
Bem-vindos a mais uma nova review regular do nosso refúgio! Já estava com saudades de dizer shtako (só os verdadeiros seguidores de Defiance saberão o que significa)! Confesso que gosto desta pequena cidade pós-apocalíptica, onde os humanos e as várias raças Votan vivem em harmonia (ou não!)… O que provavelmente não sabem é que a Syfy lançou há pouco tempo cinco episódios (Defiance: The Lost Ones) de poucos minutos cada um, que servem de transição entre as temporadas! Para facilitar, vou fazer uma pequena descrição de cada um deles! A partir deste momento podem ser atingidos por spoilers terraformados…
Defiance: The Lost Ones
1 – One man – Nolan parte à procura de Irisa… Entra num bar e depressa começam flashbacks do primeiro encontro entre eles: ele salvou-a da seita que a queria transformar no anjo da morte. Ele afeiçoa-se depressa, apesar dela estar bastante desconfiada e receosa. De volta ao presente, o seu colega de bebidas diz que os Irathients (raça da Irisa) não prestam, Nolan bate-lhe e uma arma é-lhe apontada à cabeça…
2 – Loose Ends Unravel – Lenny é o dono do bar que estava a apontar a arma a Nolan! Afinal são amigos! Noutro flashback, Nolan não quer que Irisa vá para o campo de refugiados e foge com ela… Nolan pede ajuda a Lenny (que não parece muito colaborador), bebe e, quando vai sair do bar, desmaia sob o efeito de algo que lhe foi colocado na bebida…
3 – The Watchman – Afinal Lenny recebeu dinheiro de um castithan para drogar Nolan… No flashback vemos Nolan com Irisa escondidos, ele começa a conquistá-la com uma canção de embalar. De volta ao bar, o castithan quer questionar Nolan sobre Irisa… Pega num punhal e afia-o!
4 – Black Eyes – Nolan acorda e reconhece o castithan… Este tortura-o enquanto pergunta por Irisa. De volta ao flashback, Irisa demonstra a sua perícia com facas.
5 – The Searcher – No flashback, Irisa mata um militar para salvar Nolan e as primeiras palavras que dirige ao pai são: “you’re an idiot”. De volta ao bar, Nolan liberta-se, deixa o castithan inconsciente e parte para Chicago onde encontrará o chefe da seita (Daigo)…
Estes mini-episódios ajudam a contextualizar a relação de Nolan e Irisa e a razão pela qual ele abandonou a cidade de Defiance…
Agora sim, partimos para a review do episódio…
A primeira temporada terminou em grande: Amanda perde o cargo de Mayor para Datak… Irisa aceita transformar-se no anjo da morte para salvar Nolan… Stahma mata a sua amante Kenya… Datak mata o Coronel Marsh… E a República da Terra apodera-se da pequena cidade de Defiance…
Passaram nove meses e imensa coisa mudou para os lados de Defiance… O Mayor provisório Niles Pottinger, representante da República da Terra, profere um discurso pomposo, do Dia do Fundador, sobre os benefícios da sua governação… Quando termina, é fortemente criticado pelo Vice-rei Berto Mercado. Pottinger dirige-se ao NeedWant, bar que era de Kenya, mas que agora é sabiamente administrado por Amanda. Entre piropos e conversa fiada, Pottinger revela o propósito da sua visita: convencer Amanda a aceitar o cargo de assessora do Mayor… Entretanto chega Stahma que vem receber a sua parte do negócio (e pelo desenrolar da ação sabemos que vem entregar Blue Devil, uma droga baseada em adreno, uma substância semelhante à adrenalina).
Pouco depois, Stahma vai até à prisão Reverie onde Datak se encontra preso (onde está também a Dr.ª Yewll, médica e cientista indogene de Defiance) e conta-lhe que os negócios da família vão de “vento em poupa”, pois Alak se revelou um excelente Vizu (chefe dos Castithans). Entretanto o guarda distrai-se e Stahma, sempre prestável, “dá uma mãozinha” ao esposo! De volta a casa, Stahma toma banho sozinha (uh, que nojo… ela devia ter esperado pelo filho para tomarem banho em grupo!), Alak chega e ela critica-o por ser demasiado brando nos negócios, pondo em causa o bom (ou mau, depende da perspetiva) nome da família… Mais tarde ela assume as rédeas dos negócios da família, contrariando as tradições do seu povo e a vontade do seu filho!
A situação nas minas mudou radicalmente! Os salários aumentaram, mas a intensidade do trabalho também… Com a mina nacionalizada, Rafe McCawley passou de patrão a operário, trabalhando imenso. Dá-se um acidente, McCawley prontamente socorre o seu colega, ainda lhe doa sangue mas ele não sobrevive. Josef e Hyatt acabam de perder o pai e, descontrolados, pintam mensagem anti-RepT… Quando são presos, Pottinger manda o seu bioman, Churchill, tratar deles. Embora contrariado, cumpre as ordens do dono: leva-os até uma zona onde há hellbugs, deixa-os fugir… Hyatt morre, Josef corre para a cidade e conta o que aconteceu… Amanda está furiosa, vai até ao gabinete do Mayor, discute com ele e aceita o cargo de sua assessora…
De volta à prisão, chegou a hora da alimentação! O guarda sobe até ao topo da vedação e despeja um balde para dentro da prisão… Gera-se uma confusão e uma prisioneira abeira-se de Datak para o matar, (in)felizmente, Yewll avisa-o a tempo! Mais tarde, a dr.ª confessa que tem um plano para ambos fugirem. Entretanto, ele pega na mão dela, mas Yewll não quer terminar o serviço que Stahma tinha começado mais cedo! Foi a cena mais cómica de sempre desta série…
Pensavam que eu me tinha esquecido? Nada disso! Guardei a parte do Nolan e da Irisa para o fim… Começamos com um ambiente novo: A gélida cidade de New Chicago. Nolan consegue emboscar Daigo! Embora diga que é outra pessoa, Daigo não consegue disfarçar e pergunta como Irisa está… Há uma grande discussão, Nolan mata-o após saber que a sua filha estará junto de um “muro de pedra coberto com marcas de mãos”… Nolan vai para Hollywood, que agora é conhecida como Angel Arc. Ele vai seguindo as pistas, mas depressa fica rodeado pelos homens de Varus! Quando está prestes a perder a cabeça, surge Irisa que o salva… Ambos fazem uma grande dupla… Finalmente reencontram-se e dão aquele abraço! Quando Nolan lhe propõe partir para sul, Irisa recusa e diz que tem de regressar a Defiance.
Por aqui terminou um episódio razoável… Se não tivesse assistido aos mini-episódios que mencionei anteriormente, teria sido uma grande confusão! Já deu para perceber que a segunda temporada será bem diferente: há novas cidades, novas personagens!
Questões que ficaram no ar:
– Afinal em que se transformou Irisa? Além das visões que tem de Irzu, parece-me demasiado normal! Gostei daquela cena que ela imaginou que matou Nolan… Estará a transformar-se numa assassina impiedosa?
– Datak Tarr vai arranjar alguém que lhe “dê uma mãozinha” na prisão? O homem anda desesperado, coitado! O plano de Yewll vai-se concretizar? Vão conseguir fugir da prisão?
– Pottinger está apanhadinho por Amanda? Aqueles olhares e a câmara secreta no quarto dela… Amanda perdeu aquelas feições de boa menina, vai virar para o dark side? Quais os planos dela ao aceitar ser assessora de Pottinger?
– Stahma está cada vez mais calculista e manipuladora! Será que matou mesmo Kenya? Que mais ainda vai ela fazer ao povo de Defiance? Que vai fazer ela a Alak caso ele não a aceite como Vizu?
– Os hellbugs são tão giros! Onde posso adotar um?
Nota: 7/10
Rui André Pereira