Já alguma vez vos aconteceu não gostarem muito de um actor e depois ele fazer aquele tal papel que vos irrita ainda mais porque até vos faz gostar dele? Pois, a mim aconteceu-me isto ao ver este episódio de Orphan Black, com o Michiel Huisman (Cal Morrison). Bem, não é que eu alguma vez tenha visto alguma coisa com o moço (não vejo GOT, nem nunca vi nenhuma das outras séries em que ele entra), mas por alguma razão lhe tinha um certo ódio de estimação, e desde que ele apareceu nas imagens promocionais que tinha a certeza que não ia gostar do personagem dele. Ora pois aqui é que me enganei! Eu gostei do Cal Morrison, e espero não me arrepender! Também podera! Como é que seria possível não gostar do pai da pequena Kira? Um amorzinho daqueles tinha que vir de alguém em condições. Pelo menos, espero que o papá não desiluda!
Mas vamos lá rever o episódio desde o início, que é para isso que vocês aqui estão…
Começamos o episódio com o “acampamento na carrinha” do nosso trio familiar favorito, Sarah, Fee e Kira. E só decidi dar ênfase a esta parte por uma razão que achei extremamente engraçada. Estão a ver como nos filmes e em tudo o que é coisa parece que nunca ninguém precisa de comer, ou muito menos de ir à casinha? Pois é, Orphan Black é tão demais que nem isso passa ao lado. Eheh.
Voltando ao importante. Os nossos queridos (ou não) Proletheans descobrem que o seu plano de capturar Kira através dos Birdwatchers falhou, e que vão ter que se contentar com a Helena. Esta por sua vez, estranhamente continua uma cebola… Já recuperava e matava aqueles gajos todos não?
Não percebi bem o que se passou para ali a início, mas parece que Henrik Johanssen, o chefe de família dos Proletheans se casou com ela. Ou que raio de ritual foi aquele? Bem, o propósito já se sabe… fazer mini Kirelenas, se é que percebem o trocadilho.
Entretanto temos a irritante da Angie a fazer-se passar por pseudo-soccermom para se aproximar da Alison. Mas ela até a mim me surpreendeu com a facilidade com que desconfiou da agente policial.
Sarah, Felix e Kira acabam por instalar numa suposta casa desconhecida e abandonada no meio da floresta para passar a noite. Contudo, Sarah sabe bem a quem pertence aquela casa: a Cal Morrison, lá está, o pai de Kira, um gajo que em tempos foi um géniozinho da tecnologia, ao qual passaram a perna. Também Sarah lhe passou a perna em tempos, fugindo com o dinheiro dele, na altura em que, bem, “geraram” a Kira.
Quando o homem aparece e a verdade vem a tona, Felix passa-se com Sarah e com razão. A frase dele deixou-me super triste… “There’s no place for me here.” Ele acaba por as abandonar e ir ajudar Alison com os seus problemas da peça de teatro e dos remorsos pela morte de Aynsley. Esta, que estava a fazer um trabalho tão bom ao manter-se longe do álcool e dos comprimidos, acaba por se intoxicar com uns quantos mesmo antes da estreia, andando toda drogadita no palco. Oh Alison…
Quanto a Cosima, é introduzida por Delphine aos vlogs de Jennifer Fitzsimmons, outra clone, a primeira a que foi diagnosticada a doença que também afecta Cosima e afectou Katja, e que como esta também já está morta. Apeteceu-me dizer à Cosima para parar de ver vídeos e tentar ir procurar o raio da cura para a sua doença, que eu não a quero ver no estado em que estava a Jennifer! Aquelas rastas eram mal empregues…
Voltando a Sarah e Cal, nota-se que os dois ainda sentem qualquer coisa um pelo outro. Qualquer coisa real. (E que me pareceu tão bem que até me esqueci que gostava de ver a Sarah com o Paul… que continua ser dar sinais de vida há já 2 episódios btw…)
Daniel, o capanga de Rachel, continua a arranjar problemas e a irritar bastante. Ele acaba por descobrir onde Sarah e Kira estão e de tentar levá-las. Sarah acaba por conseguir que Kira fuja até Cal, enquanto Daniel se contenta por a levar só a ela. Daniel descobre a foto do projecto LEDA no casaco de Sarah, e lá voltamos ao mesmo mistério.
E o episódio acaba com um hell of a cliffhanger, quando um camião gigante bate no carro onde Daniel levava Sarah. Terá sido um mero acidente, ou alguém a tentar salvar Sarah das mãos de Rachel?
Nota:
8/10 para toda a história em volta de Sarah/Kira/Fee/Cal
7/10 para os enredos secundários. (Tive que fazer a separação porque achei um pouco mais fracas que o principal.)
Mélanie Costa