Após uma pausa, voltamos a ter mais um episódio…
A paz prospera (ou não!) no French Quarter graças ao esforço de Elijah em reunir todas espécies para assinarem um tratado de cooperação. Mas sabemos que Klaus anda a tramar algo com as bruxas e os lobisomens… Por sua vez os lobisomens continuam desconfiados… As bruxas odeiam os vampiros… Os lobisomens abominam as bruxas… Os vampiros odeiam todos… E Marcel quer voltar a ser o boss da zona!
Após passar a noite com Klaus, Genevieve propõe aos Originais que, dado que todos estão em paz, as bruxas organizem a “Fête des Benedictions” (a Festa das Bênçãos). Supostamente, os turistas adoram este tipo de festas, e as bruxas têm uma hipótese de festejar os seus costumes, pois agora tal já não lhes é proibido como no período de governação de Marcel. Diz a tradição que, no decorrer da festa, as bruxas recebam presentes e, em troca, concedam alguns desejos!
Para fortalecer o tratado paz, o próprio Elijah convence todos os clãs a participarem na festividade. Embora os lobisomens estivessem relutantes, acabam por aceitar enviar um representante: Hayley. Sim, a lobisomem-grávida volta a ganhar destaque com este episódio! Ainda no decorrer do episódio, ela desconfia que Jackson e Oliver lhe andam a esconder algo. Após uma demonstração da sua força, que supostamente advém da sua realeza, ela descobre que ambos mantêm uma aliança secreta com Klaus, que pode devolver a antiga glória aos lobisomens.
A festa começa com um desfile, onde as bruxas deixam os turistas maravilhados. Porém, na festa privada dos clãs, a detestável Monique, com o auxílio de Genevieve, fazem com que Davina não receba qualquer prenda! Quando esta se ia embora, aparece Josh que a anima (e quase é executado por Klaus). Vemos ainda uma Cami chorosa que dá uma oferenda a Genevieve, na esperança que esta lhe salve o tio: o Padre Kieran está bastante mal!
Como Klaus não é burro, sabia que Genevieve iria aproveitar a distração da festa, para tentar roubar o livro de feitiços da mãe dos Originais… Mas impediu que tal acontecesse e ainda afirmou a sua autoridade perante as bruxas! Porém, apenas conseguiu com que Genevieve voltasse atrás e esta já não vai remover o feitiço a Kieran. Mais tarde, Klaus sente necessidade de contar a Cami que os seus atos poderão ter feito com que Genevieve se recuse a remover o feitiço do padre, o que a deixa angustiada.
Quase me ia esquecendo do momento alto da festa! Marcel envia um grupo de humanos, obviamente hipnotizados, que se mutilam de forma a deixar os vampiros loucos por sangue! As luzes apagam e acontece um massacre! Para se vingar, Elijah encontra Marcel e para o amedrontar, mata Thierry, o melhor amigo dele. Mas mesmo assim Marcel conseguiu o que queria: aliados para o confronto com os Originais…
Parece que o tratado deixou de fazer efeito: alguns vampiros estão, sob o comando de Marcel, a prepararem-se para uma guerra; as bruxas querem mais poder para tramar os vampiros; Hayley aceita que Jackson mantenha a aliança com Klaus, mas que não confie nele…
Perguntas sobre os acontecimentos vindouros: Vai Hayley assumir o lugar de rainha dos lobisomens? Que lhe vai acontecer assim que a criança nasça? E Monique? Ninguém lhe “trata da saúde”? Já não a suporto! Marcel está louco ou vai mesmo partir para uma guerra contra os Originais?
Nota: 8.5/10
Rui André Pereira