Shannen Doherty, que ficou conhecida pelos seus papéis em séries como Beverly Hills 90210 e Charmed, morreu ontem, aos 53 anos. A notícia foi avançada pela assessora da atriz através de uma declaração: “É com o coração pesado que confirmo o falecimento da atriz Shannen Doherty. No sábado, 13 de julho, ela perdeu a batalha contra o cancro depois de muitos anos a lutar contra a doença”.
Nascida a 12 de abril de 1971 em Memphis, Tennessee, Shannen começou a carreia ainda em criança, com uma participação em dois episódios da série Father Murphy, no início dos anos 80. Não tardou a conseguir um trabalho mais regular e o seu primeiro papel de maior relevo é o de Jenny Wilder na popular Little House on the Prairie (que atualmente é emitida em Portugal na RTP Memória). Ainda numa fase inicial da carreira, faz participações em Magnum, P.I. e Highway to Heaven.
A sua ascensão à fama inicia-se em 1988, ano marcado pelo filme Heathers, no qual é uma das protagonistas. No entanto, em 1990 estreia Beverly Hills 90210. Aí, Shannen interpreta Brenda Walsh, um dos papéis mais icónicos dos seus 40 anos enquanto atriz. Participou, como parte do elenco principal, nas primeiras quatro temporadas (de um total de dez) e depois partiu para novos voos. No entanto, voltou ao papel de Brenda, vários anos mais tarde, em 90210 e marcou ainda presença em BH90210, também parte do franchise.
Charmed é outra série que ajudou a tornar Doherty conhecida pelo mundo fora. A série durou oito temporadas e a atriz foi uma das protagonistas das primeiras três, tendo dado vida a Prue Halliwell. Entre filmes, telefilmes e séries televisivas, o seu currículo conta com mais de 80 créditos.
São já várias as homenagens à atriz nas redes sociais, nomeadamente de antigos colegas de elenco, como Jason Priestley, Brian Austin Green, Gabrielle Carteris, Alissa Milano e Rose McGowan.