A gigante do streaming a nível mundial e a plataforma do género mais utilizada em Portugal vai passar a custar mais por mês aos seus subscritores já a partir desta quinta-feira, 12 de agosto. A notícia avançada pelo jornal Expresso e confirmada pelo jornal PÚBLICO revela que os planos Standard e Premium são os visados neste aumento, passando, respetivamente, de 10,99€ para 11,99€ e de 13,99€ para 15,99€. O plano Base mantém-se no valor de 7,99€.
Ainda assim, esta mudança não irá acontecer no imediato para os utilizadores que já tinham conta. Um mês antes e consoante o ciclo de faturação, os subscritores irão receber um e-mail com a informação e serão avisados através da própria plataforma. Para os novos clientes as notícias são piores: os novos preços da Netflix entram já em vigor.
De acordo com o PÚBLICO, a subida das mensalidades da Netflix é o espelho de melhorias no catálogo e na qualidade do serviço. Em comunicado de imprensa, citado pela mesmo fonte, um porta-voz da plataforma refere que as alterações de preços refletem o investimento “em grandes histórias de Portugal e de todo o mundo para proporcionar o melhor entretenimento” a todos os espectadores.
Contudo, Steven Cahall, analista do banco Wells Fargo, citado pelo Expresso, afirma que a razão pela qual os preços da Netflix vão aumentar prende-se com a necessidade de crescimento da empresa. E, para isso, não são os números de subscritores que têm de aumentar, mas sim os valores das mensalidades.
As alterações na Netflix chegam numa altura em que o número de novos subscritores desacelerou substancialmente, quer devido à redução das restrições relacionadas com a pandemia, quer devido ao aparecimento recente de novas plataformas de streaming, como o Disney+ e a Apple TV+, em Portugal, ou a HBO Max e a Peacock, nos EUA, que vieram retirar protagonismo à gigante.
Num artigo lançado em julho pelo Los Angeles Times, é revelado que no segundo trimestre de 2021, a Netflix teve um aumento de subscritores de apenas 1.5 milhões, decrescendo 85% comparativamente ao mesmo período do ano anterior, quando alcançou 10.1 milhões de novos clientes. Somente nos EUA e no Canadá, a empresa perdeu cerca de 430 mil subscrições entre abril e junho de 2021.
Com um total de 209 milhões de clientes a nível mundial, a Netflix continua no topo dos rankings internacionais como a plataforma de streaming mais popular e, para garantir que a medalha de ouro permanece em casa, planeia investir 17 mil milhões de dólares em conteúdo ainda em 2021, como refere a Variety.