O facto de Patrick Dempsey ter deixado Grey’s Anatomy deixou os fãs da série indignados. Inclusive, foi lançada uma petição – que viria a ser assinada por 10 mil fãs – para trazer o seu personagem, Derek Shepherd, de volta.
No entanto, Shonda Rhimes, a criadora da série, é conhecida por tomar decisões polémicas e não se deixar condicionar por aquilo que os fãs querem, e é defensora de que Grey’s pode continuar sem a metade masculina do casal principal.
Quem partilha da opinião da showrunner é a própria proganista, Ellen Pompeo. Em entrevista – num roundtable onde também estiveram presentes Kerry Washington e Viola Davis – à Entertainment Weekly, a atriz brincou e referiu que era difícil para o seu ego que as pessoas pensassem que a série não podia continuar sem McDreamy. “Quer dizer, Annalise Keating aguenta a série, Olivia Pope aguenta a série”, […] mas, de alguma forma, Meredith Grey precisa de alguém. Porque é que não posso simplesmente ser a protagonista da série da mesma forma que Annalise e Olivia podem?”.
Se recordarmos o momento em que Cristina disse a Meredith que ela era “o sol” e não Derek, percebemos que a série se foi encaminhando no sentido de dar protagonismo a Meredith e que toda a temporada foi construída nesse sentido.