As notícias curtas desta semana trazem novidades de elenco, uma renovação, um cancelamento, uma série nacional premiada e novas séries em desenvolvimento, nomeadamente Fourth Wing, Prison Break e Poltergeist.
A Amazon MGM Studios obteve os direitos televisivos da saga de livros de fantasia The Empyrean, escrita por Rebecca Yarros (também associada à adaptação como produtora), incluindo o primeiro livro já publicado, Fourth Wing (Quarta Asa, na edição portuguesa), e o segundo, Iron Flame, cuja versão original será lançada esta semana, a 7 de novembro. A saga ainda tem previstos mais três livros, também com a possibilidade de serem adaptados, caso a série seja bem sucedida na Prime Video. Fourth Wing apresenta um mundo brutal onde existem dragões inteligentes que criam ligações biológicas com humanos, com o objetivo de combater numa eterna guerra contra outros seres mitológicos. A protagonista da história é Violet Sorrengail, uma jovem de 20 anos com planos de seguir uma vida tranquila a trabalhar com livros e mapas, mas é obrigada pela mãe, a general que comanda a base militar, a enveredar pela carreira de cavaleira de dragões na escola Basgiath War College, onde existe apenas uma regra: acabar o curso ou morrer.
Continuando em futuros projetos da Amazon MGM Studios, a produtora está a desenvolver uma versão em formato de série do filme de terror Poltergeist. Não foram adiantados muitos detalhes no geral nem sobre o enredo, apenas se sabe que a série é passada no universo do filme. A longa-metragem de 1982 é centrada na família Freeling, que se muda para uma nova casa que descobre estar cheia de fantasmas. Após estes raptarem a filha mais nova, a família contrata uma psicóloga do mundo paranormal e uma médium espiritual para terem a filha e a casa de volta.
A Hulu encontra-se a desenvolver, numa fase muito inicial, uma nova série de Prison Break, com o criador de Mayans M.C., Elgin James, a liderar o projeto. Descrita como um novo capítulo, a possível nova série irá passar-se no universo de Prison Break que conhecemos, mas não é esperado envolver personagens da série original. A popular série, que estreou em 2005, acompanha um homem determinado a provar que o irmão foi condenado à morte injustamente e que cria um elaborado plano para o ajudar a escapar da prisão. Prison Break teve quatro temporadas na FOX e um filme, em 2009, que serviu para dar um desfecho à história. Mais tarde, em 2015, estreou uma temporada sequela com os mesmos protagonistas.
Ben Whishaw (This is Going to Hurt), Sarah Lancashire (Julia), Andrew Buchan (Carnival Row), Andrew Koji (Warrior), Kathryn Hunter (Andor), Sam Troughton (Chernobyl), Ella Lily Hyland (Fifteen-Love), Adam Silver (The Diplomat), Ken Nwosu (The Winter King), Gabrielle Creevy (In My Skin) e Omari Douglas (It’s A Sin) vão fazer parte do elenco do thriller da Netflix, Black Doves, juntando-se à já anunciada Keira Knightley. Passada em Londres na época natalícia, a série de seis episódios acompanha uma mãe e espia profissional (Knightley) que fica sob a proteção de um assassino (Whishaw) quando o seu amante aparece morto.
Abandonadosfoi distinguido como Melhor Filme na categoria Direitos Humanos no Festival de Cinema Independente de Montreal, no Canadá. A coprodução da RTP e Francisco Manso – Produção de Audiovisuais foi o único projeto português em destaque na edição deste ano do Festival. Apesar do formato de filme, Abandonados também foi emitida como minissérie na RTP1 e está disponível na RTP Play. Baseada em factos reais, a trama, que retrata o drama vivido em Timor durante a Segunda Guerra Mundial com a invasão japonesa, pretende fazer refletir sobre a falta de proteção dos civis vítimas dos conflitos armados e sobre o desrespeito pelos direitos humanos.
A série sem título de Ava DuVernay foi descartada pela Starz. Protagonizada por Joshua Jackson (The Affair) e Lauren Ridloff (The Walking Dead), a série já tinha iniciado as filmagens, mas parou a produção com as greves dos argumentistas e dos atores. Esta decisão do canal deve-se principalmente ao facto de DuVernay ter abandonado o projeto quando o seu acordo com a Warner Bros. TV terminou. O drama romântico de meia hora acompanharia dois indivíduos com experiências de vida opostas que se apaixonam.
A comédia canadiana Letterkenny vai terminar na 12.ª temporada, cuja estreia está confirmada para o dia de Natal, 25 de dezembro. Criada e protagonizada por Jared Keeso, a série foca-se nos residentes de uma localidade rural canadiana, pertencentes a três grupos com hobbies distintos, que estão constantemente a criar brigas entre si por motivos aparentemente insignificantes. Nathan Dales, Michelle Mylett, K Trevor Wilson, Dylan Playfair, Andrew Herr, Tyler Johnston, Evan Stern, Mark Forward e Tiio Horn completam o elenco da série.