No relatório do terceiro trimestre de 2021 aos seus acionistas, a Netflix fez um balanço sobre o número de subscritores do serviço a nível mundial e anunciou que irá alterar a forma como contabiliza as visualizações dos seus conteúdos.
Nestes últimos três meses, segundo o relatório, o serviço de streaming somou 4.38 milhões de subscritores, ficando com um total de 214 milhões de clientes em todo o mundo. Este aumento fica acima das expectativas da empresa, que – durante os dois primeiros trimestres deste ano – viu um abrandamento na subida de subscritores. Com estes valores e considerando as futuras estreias, a Netflix prevê aumentar o seu total de contas para 222 milhões até ao final desde ano (quarto trimestre).
Os bons resultados deste trimestre estão relacionados com os lançamentos de algumas séries populares do serviço, como a 5.ª temporada (volume 1) de La Casa de Papel, que foi vista por 69 milhões de contas; a 3.ª temporada de Sex Education, que contabilizou 55 milhões de visualizações; a minissérie Maid, que já conta com 67 milhões de visualizações (mais do que a anterior minissérie mais vista da plataforma, The Queen’s Gambit); e o fenómeno do momento, Squid Game, que bateu o recorde da plataforma ao ser vista por 111 milhões de contas nos primeiros 28 dias desde a estreia. Entretanto esse valor já subiu para 142 milhões.
Ainda no relatório do terceiro trimestre, o serviço anunciou que se encontra a estudar novas formas de contabilizar o sucesso das suas estreias para avaliar melhor a satisfação dos seus clientes. A partir de agora o serviço vai optar por contabilizar o total de horas vistas nos primeiros 28 dias desde a estreia, por ser um método mais semelhante ao que é feito nas audiências da televisão e também porque dá crédito quando um conteúdo é visto mais do que uma vez na mesma conta. Anteriormente, e até ao momento, a Netflix contabilizava quando os subscritores vissem pelo menos dois minutos de um título, incluindo as séries, nos primeiros 28 dias desde a estreia. Para além disso, o serviço prometeu de futuro começar a divulgar mais regularmente os valores de visualização dos seus conteúdos.
Como se pode ver na tabela acima (com dados anteriores ao sucesso de Squid Game), comparativamente com o método de contagem da Netflix até ao momento (contas que viram pelo menos dois minutos de um conteúdo), o Top 10 sofre alterações quando contabilizadas as horas totais vistas de um determinado título, provavelmente por ocorrerem múltiplas visualizações na mesma conta e/ou pelo número de episódios existentes na temporada, no caso das séries. Por exemplo, Lupin – que apenas tem cinco episódios na Parte 1 – deixa de aparecer por completo no Top 10, com o novo método de contagem.