O humorista britânico Ricky Gervais, a propósito do 20.º aniversário da série de humor negro britânica The Office, afirmou, em entrevista à BBC, que é bem provável que a sua série venha a ser alvo da cancel culture (cultura do cancelamento, em português) nos dias de hoje.
Quando a temática da cultura do cancelamento surgiu no decorrer da entrevista, Gervais comentou que o cancelamento da sua série é um cenário muito provável nos dias que correm. Segundo o humorista, citado pela BBC, a série “agora seria cancelada. Estou ansioso para que eles encontrem algo para tentar cancelá-la”.
No entanto, a mensagem que o humorista quis transmitir foi de imediato mal interpretada nas redes sociais. Ricky Gervais reagiu, via Twitter: “Só para esclarecer, eu não disse que The Office seria cancelada se fosse feita nos dias de hoje. Isso não faz sentido. Ainda está presente. O que eu disse foi que vai haver alguém a tentar cancelá-la um dia. O que eu tenho a dizer acerca disso é ‘Bom, deixem cancelar. Já fui pago!’, o que é, claramente, uma piada”.
Just to be clear, I did not say The Office would be cancelled if it were made today. That makes no sense. It's still around. This is my actual quote. "Someone said they might try to cancel it one day, and I said, 'Good, let them cancel it. I've been paid!'" Clearly a joke.
— Ricky Gervais (@rickygervais) July 9, 2021
The Office é um mockumentary (pseudodocumentário) que se foca no dia a dia dos trabalhadores de uma companhia de venda de papel, e descreve as peripécias nas quais as personagens se envolvem. David Brent, personagem principal interpretada por Gervais, é o chefe inconveniente e sem noção das próprias ações para com todos os que o rodeiam. A série britânica é um tanto ou quanto controversa devido ao facto de ter como objetivo expor e ironizar precisamente o caráter ignorante de David Brent e que se opõe, em inúmeros aspetos, aos seus colegas de trabalho.