A série Cold Haven (Refúgio do Medo, no título provisório em português), uma coprodução entre Portugal e a Islândia, centrada na experiência da imigração, já terminou as filmagens, segundo avança o Deadline.
O thriller de oito episódios acompanha a detetive islandesa Soffia, que tenta resolver um assassinato no seio da comunidade portuguesa das Ilhas Westman, na Islândia. A história é passada entre o arquipélago islandês Vestmannaeyjar, a capital do país nórdico, Reiquiavique, e Lisboa.
O elenco integra também atores portugueses e islandeses, tais como: Maria João Bastos (Matilha, Motel Valkirias), Catarina Rebelo (Terra Nova, Emília), Ivo Canelas (Causa Própria), Rui Morisson (Teorias da Conspiração) e Cleia Almeida (Liberdade 21), Kristín Þóra Haraldsdóttir (The Valhalla Murders), Anna Svava Knútsdóttir (Life in a Fishbowl), Elva Ósk Ólafsdóttir (Trapped) e Sveinn Ólafur Gunnarsson (Stella Blómkvist).
A coprodução de Cold Haven está a cargo da produtora islandesa Glassriver (As Long As We Live, Fractures, Black Sands) e pela portuguesa SPi (Glória e Motel Valkirias). A série é escrita por Filipa Poppe, Joana Andrade, Elías Helgi Kofoed-Hansen e Sveinbjörn I. Baldvinsson, e conta com realização de Arnór Pálmi Arnarsson e Tiago Alvarez Marques.
Com estreia prevista para 2025, Cold Haven vai ser transmitida na RTP em Portugal.