A 1.ª temporada de Pôr do Sol, emitida em 2021 na RTP1, está entre os nomeados do prestigiado festival internacional de séries, Series Mania. Como tal, a ficção portuguesa continua a estar de parabéns, sendo reconhecida nos mercados além-fronteiras.
A série arrecadou uma nomeação na categoria de Melhor Série de Comédia. Além disso, destaca-se ainda como a única produção nacional em competição. Pôr do Sol, protagonizada por atores como Gabriela Barros, Marco Delgado, Diogo Amaral, Rui Melo e Sofia Sá da Bandeira, foi selecionada juntamente como Visitors (França), Bloody Murray (Israel), Kasko (Noruega), All My Friends Are Racist (Austrália) e Spreadsheet (Austrália).
Fruto de uma colaboração entre Henrique Dias, Manuel Pureza e Rui Melo, a série, que já foi renovada para uma 2.ª temporada, satiriza os formatos tradicionais das novelas portuguesas, levando o drama ao extremo, hiperbolizando e criando as cenas mais absurdas. Popular entre a crítica e os espectadores, os primeiros episódios revelaram-se um verdadeiro êxito. A realização ficou a cargo de Manuel Pureza e a produção teve a assinatura da Coyote Vadio.
Em conversa com o Séries da TV, o realizador revelou que a decisão da renovação surgiu tanto da “adesão do público” e do “crescimento sustentado” ao longo da emissão dos episódios, como do interesse da RTP em dar continuação à história. “A malta gostou tanto de ver, que a RTP ouviu os espectadores.” De facto, acrescenta, o que torna este acontecimento em algo quase inédito é ter acontecido por reação e não por contrato já estabelecido entre o canal e a produção.
Com uma narrativa construída à base de ingredientes que todos nos habituámos a consumir em horário nobre, Pôr do Sol inovou e, como tal, foi um dos 56 projetos selecionados para competição pela organização do Festival. Ao todo, o Series Mania contou com 331 séries propostas por 46 países.
O evento está agendado para o próximo mês de março, entre os dias 18 e 25, em Lille, França.