A produção luso-espanhola Operação Maré Negra vai ser distribuída a nível internacional – ou seja, para além de Portugal e Espanha – pela Entertainment One, tornando-se, assim, a primeira aquisição luso-espanhola da empresa canadiana de entretenimento.
Operação Maré Negra é também a primeira série luso-espanhola da Amazon, e ainda a primeira coprodução do realizador espanhol Daniel Calparsoro (Hasta el Cielo) e corealização do português João Maia (Variações). Conta com as produtoras Ficción Producciones, espanhola, em colaboração com a portuguesa Ukbar Filmes, e também da RTP, que se tem destacado ultimamente pelo seu apoio à produção e à criação audiovisual independente. A minissérie foi filmada tanto em Espanha como em Portugal.
Esta produção luso-espanhola conta a história verídica, iniciada em novembro de 2019, da operação policial homónima que intercetou o primeiro submarino da Europa dedicado ao tráfico de estupefacientes, com mais de três mil quilos de cocaína a bordo. Operação Maré Negra segue a vida dos três homens que lá dentro sobrevivem a tormentas, correntes, avarias, fome, discussões e a uma constante pressão policial.
Quanto ao elenco, fazem parte nomes portugueses como Nuno Lopes, Lúcia Moniz, Luís Esparteiro, e espanhóis como Álex Gonzáles (3 Caminos), Miquel Insua (La Unidad), Xosé Barato (Alba), Nerea Barros (La Isla Mínima) e Carles Francino (Las Chicas Del Cable).
Os quatro episódios de Operação Maré Negra terão uma duração de 50 minutos cada, aproximadamente, serão emitidos no canal público e ficarão disponíveis em simultâneo na Amazon Prime Video em Portugal e em Espanha, tendo estreia prevista para 2022.