2023 não nos traz apenas novidades no plano fiscal ou salarial. Também no panorama do entretenimento o novo ano traz-nos muitas e suculentas propostas em estreia nos catálogos dos mais variados serviços de streaming disponíveis no nosso país, como acontece no caso da nossa bem conhecida Netflix.
Para 2023, a Netflix traz-nos uma infindável lista de novos filmes e séries que vão deixar qualquer um colado ao ecrã da televisão, do computador ou do smartphone.
Janeiro começou com a estreia (dia 1) da minissérie Kaleidoscope, sobre um assalto a um cofre que convida os espectadores a criar a sua própria experiência de visualização, pois todos os episódios podem ser vistos por qualquer ordem. No entanto, essa ordem vai afetar a perspetiva da história, dos personagens, das perguntas e das respostas no centro do golpe. Mas o cardápio de novidades Netflix não se fica por aqui.
Ao longo do ano, este serviço de streaming coloca à disposição dos subscritores estreias como a de One Piece e a de Kings of America, que poderá reunir Amy Adams e Glenn Close no mesmo ecrã, e regressos aguardados, como o da 4.ª temporada de You, da 3.ª temporada de Bridgerton ou ainda o de Shadow and Bone.
Contudo, para poderes usufruir destas novidades, é necessário que subscrevas o serviço Netflix, uma operação que envolve dados pessoais e o cartão de crédito e que, por isso, merece da tua parte uma atenção muito especial à segurança e privacidade dos dados antes, durante e depois da subscrição.
Antes de subscrever a Netflix, é importante que, se ainda não tens cartão de crédito, procures um que te permita poupar no processo.
Este é o caso do cartão de crédito online com cashback do UNIBANCO, marca da Instituição Financeira de Crédito, S.A. – UNICRE, que te vai permitir receber até 200€ de volta nas compras ou adiantamentos realizados durante os primeiros 12 meses.
Além disso, com o cartão UNIBANCO tens a possibilidade de usufruir de 20 a 50 dias de crédito sem juros e dividir o pagamento das compras em 3x sem juros para valores iguais ou superiores a 300€.
Evita computadores partilhados ou redes públicas para subscrever à Netflix.
Instala um antivírus original no teu computado, tablet ou smartphone e mantém-no sempre atualizado.
Para melhor proteger as tuas navegações online, utiliza uma firewall para assim filtrar o tráfego da internet.
A nova diretiva europeia para compras online com cartão obriga a que os bancos ou prestadores de serviço de pagamento solicitem aos seus clientes uma autenticação forte quando fazem uma compra online, como o caso da subscrição dos serviços Netflix.
Na prática, a autenticação forte vai exigir-te que, no momento do pagamento online, elementos de segurança adicionais como, por exemplo, uma password, uma impressão digital – se usares o smartphone ou o tablet – ou um código enviado por SMS para confirmar o pagamento.
Note-se que, em Portugal, a solução mais utilizada para autenticação forte de operações online com cartão é, de acordo com o Banco de Portugal, a validação da operação na app do teu banco ou prestador de serviços de pagamento.
Utiliza cartões de pagamento com segurança acrescida.
Por cartões de pagamento com segurança acrescida, entendem-se os:
A menos que seja completamente obrigatório e imprescindível, nunca partilhes informação pessoal ou confidencial.
Isto passa por desconfiar da solicitação de dados sensíveis, como por exemplo palavras-passe, dados de documentos de identificação pessoal ou dados do cartão de pagamento ainda que estas solicitações provenham de uma entidade que pareça confiável.
Guarda a informação relativa à transação que acabaste de efetuar e, quando possível, faz uma captura de ecrã da mesma.
Verifica o teu extrato bancário regularmente para confirmar se os movimentos realizados com o cartão se processaram da forma correta.
Caso desconfies que os teus dados de identificação foram comprometidos e/ou que se realizou algum movimento anómalo ou abusivo do teu cartão, comunica-o prontamente ao teu banco/prestador de serviços de pagamento e ao órgão de polícia mais próximo, PSP, GNR ou PJ, ou ao Ministério Público.
Caso seja necessário, pede o cancelamento do teu cartão.