Abrigo (Verbúðin, no original) tem estreia marcada na televisão portuguesa, na RTP2. A minissérie islandesa chega amanhã, dia 7 de fevereiro, às 22h00, ao pequeno ecrã. Os episódios vão ser emitidos no mesmo horário, de segunda a sexta.
Com produção da Vesturport em associação com a RÚV, Blackport foi escrita por Gísli Örn Garðarsson, Björn Hlynur Haraldsson e Mikael Torfason. Na série, com oito episódios e baseada em eventos reais, a ganância, relacionamentos pessoais, negócios e política misturam-se.
Passada nos anos 80, numa pequena vila piscatória da Irlanda, a trama acompanha um casal, Harpa (Nína Dögg Filippusdóttir) e Grimur (Björn Hlynur Haraldsson). Juntamente com uns amigos de infância, eles constroem um pequeno império pesqueiro graças à introdução do sistema de quotas de pesca no país. Contudo, quando as quotas de pesca se tornam mais restritivas, a luta pelo poder corrompe o casal, o que resulta em ciúmes, ganância e traição.
O elenco conta com nomes como: Gísli Örn Garðarsson (Jón Hjaltalín), Guðjón Davíð Karlsson (Einar), Unnur Ösp Stefánsdóttir (Freydís), Anna Svava Knútsdóttir (Ella Stína), Kristín Þóra Haraldsdóttir (Tinna) e Selma Björnsdóttir (Gunný).
Depois de ter estreado a 26 de dezembro de 2021 na RÚV, Abrigo é mais uma prova da aposta do nosso canal público em produções europeias.