A RTP2 vai estrear a 2.ª temporada de Estado da Felicidade (Lykkeland, no nome original) a 11 de maio, às 22h.
A série norueguesa “acompanha o boom do petróleo na Noruega e a vida de quatro jovens” que têm agora um novo role de oportunidades “quando uma empresa de perfuração encontra a maior reserva de petróleo da Europa”.
Esta série vencedora de dois prémios no Festival de Cannes, um de Melhor Argumento e outro de Melhor Música, é uma história dramática que cruza “temas como a segurança, os direitos das mulheres e a proteção ambiental”, sempre combinados com questões de poder e lucro.
Passada em 1977, Estado da Felicidade passa-se cinco anos após a fundação da empresa petrolífera nacional, a Statoil, quando a plataforma Bravo, no campo Ekofisk, explode e uma quantidade enorme de óleo se alastra pelo oceano. Este é um grande desastre ambiental que ameaça uma das principais fontes da economia norueguesa e coloca, pela primeira vez, a política ambiental no centro das discussões.
Além disso, a preocupação acerca da segurança dos trabalhadores tem um crescimento exponencial, já que nesta explosão morreram mais de 120 pessoas.
A 2.ª temporada de Estado da Felicidade conta com oito episódios e pode ser acompanhada a partir de 11 de maio na RTP2.
Esta é mais uma aposta internacional do canal, que estreou recentemente a série alemã Assuntos Legais e a senegalesa Wara.
[Texto adaptado do comunicado de imprensa do canal]