Baseada numa história verídica, Oussekine é a nova minissérie original francesa do Disney+, que estreia no próximo dia 11 de maio. Os quatro episódios da minissérie estarão disponíveis nesse dia, na plataforma em Portugal.
Oussekine é um dos primeiros projetos originais europeus anunciados pelo Disney+ a estrear na plataforma. A trama foca-se nos protestos estudantis ocorridos em 1986, em Paris, contra o projeto-lei Devaquet, para reformar as universidades francesas. Malik Oussekine (Sayyid El Alami), um dos estudantes envolvidos nos protestados, morreu às mãos da polícia francesa.
A série, criada e realizada por Antoine Chevrollier (Baron Noir), conta como o acontecimento gerou dramáticas consequências no seio da família de Oussekine: a sua mãe, Aïcha (Hiam Abbass); os seus irmãos, Ben Amar (Malek Lamraoui) e Mohamed (Tewfik Jallab); o pai substituto dos seus irmãos, desde o falecimento do seu pai, Miloud (Slimane Dazi); as suas irmãs, Fatna (Naidra Ayadi) e Sarah (Mouna Soualem), que irão sacrificar tudo para que se faça justiça.
O elenco conta ainda com alguns nomes como: Kad Merad, no papel de advogado da família, Georges Kiejman; Olivier Gourmet como Ministro da Segurança Pública; e Laurent Stocker será outro advogado, colega de Georges. O argumento de Oussekine tem a mão de Faïza Guène, Cédric Ido e Julien Lilti (Hippocrate). Cada episódio tem cerca de 50 minutos de duração.
[Texto adaptado do comunicado de imprensa do serviço de streaming]