Netflix não é só em casa, é em qualquer lugar! Um estudo da Netflix revela que 66% dos subscritores portugueses não se importam de assistir às suas séries favoritas em público, mesmo arriscando passar um momento embaraçoso ou revelar spoilers a quem espreite o seu ecrã.
A visualização de séries e filmes em locais públicos tem vindo a crescer em Portugal – quer estejamos num café ou num voo de avião. Num mundo onde existem 2.400 milhões de utilizadores de smartphones, é cada vez mais habitual encontrarmos pessoas que desfrutam das suas séries favoritas em dispositivos móveis. Milhões de espectadores aproveitam as diversas possibilidades que a Netflix oferece para verem as suas séries em qualquer momento e em qualquer lugar.
Segundo um estudo levado a cabo pela Netflix, 66% dos portugueses admitem já ter visto séries ou filmes em locais públicos no último ano, o que faz de Portugal o terceiro país europeu com mais adeptos das maratonas em público, a seguir à Espanha, com 78% de pessoas a confirmar que adoram ver conteúdos fora de casa; e à Itália, com 70%. Os locais de eleição são os cafés e restaurantes (56%), os aviões (44%), os comboios e deslocações diárias (32% e 26% respetivamente). As séries mais populares para streaming em público são La Casa de Papel, Narcos e House of Cards.
Porque é que 67% de utilizadores em todo o mundo estão dispostos a exibir as suas emoções fora de casa enquanto veem as suas séries favoritas? Porque, para aqueles que veem conteúdos em público, ter acesso a filmes e séries enquanto viajam é algo tão essencial como ter água ou comida. Por isso, prepara-te para desfrutar de Stranger Things enquanto estás rodeado de estranhos, pois as normas sociais pré-estabelecidas passaram a estar invertidas…
Somos observados!
No caso dos Estados Unidos, por exemplo, 44% dos norte-americanos afirmaram já terem “apanhado” outras pessoas a espreitar o seu ecrã durante streamings em público, enquanto que, no caso dos portugueses, esta percentagem sobe para os 60%, a 3.ª percentagem mais alta globalmente, sendo que as Filipinas ocupa o primeiro lugar, com 64%, e o Brasil obtém 61%.
E será que os locais públicos intimidam os portugueses na hora de continuar a maratona? Nem por isso! O estudo revela que apenas 16% dos portugueses já se sentiram desconfortáveis em algum momento pelos conteúdos que viam em público. No jogo do streaming a vergonha não tem lugar. Aliás, parece dar lugar ao riso, já que 59% daqueles que participaram no estudo admitem já se ter rido alto e bom som num local público enquanto faziam a sua maratona.
Spoilers revelados? Paciência!
Bem se diz que a “curiosidade matou o gato” e, no caso dos streamings em público, gato curioso recebe spoilers. 11% dos inquiridos portugueses afirmaram já terem sido “spoilados” em relação a uma série ou filme por olharem para o ecrã de outra pessoa.
Somos interrompidos por estranhos
19% daqueles que viram a sua série ou filme em público asseguram ter sido interrompidos por um estranho que iniciou uma conversa sobre aquilo que estavam a ver. Mas nada de enveredar por planos maléficos e vingativos à la Kilgrave, pois o mais provável é que estes “intrusos” estejam apenas invejosos por não terem tido a mesma ideia de descarregar episódios da sua série favorita antes de saírem de casa.
As nossas séries vão connosco para todo o lado
Não importa quão meticulosos somos no momento de expormos a nossa vida nas redes sociais, o certo é que na vida real não estabelecemos filtros quando rimos ou choramos. A maioria das pessoas que vê séries em público já riu às gargalhadas pelo menos uma vez e 13% assume já ter derramado umas lágrimas. A nível mundial, o México, Colômbia e Chile são os países que mais demonstram emoções em público. Já a probabilidade de ver alemães a mostrar as suas emoções em público é diminuta ou mesmo inexistente.
Definitivamente, vale a pena “sofrer” com um spoiler se isso significar que podemos ver as nossas séries onde quisermos. Portanto, se estás prestes a viajar não te esqueças de colocar também na tua mala as tuas maratonas favoritas!