Passado da validade?
A notícia de Cobra Kai foi recebida com um mix de nostalgia e apreensão. Após uma trilogia de Karate Kids, um filme em que Mr. Miyagi (um dos sensei mais famosos de sempre) recebe uma nova discípula, uma série animada e um remake com Jackie Chan e Jaden Smith, o que mais de surpreendente nos poderia dar esta saga?
É complicado mexer em produções antigas cujo brilho muitas vezes dependeu da época em que foram feitas e que olhando para trás achamos que nunca teriam sucesso nos dias de hoje. Agora que finalmente chegou o piloto, o que temos a dizer? Bem, existe o Bom, o Melhor e o Excelente. Se por acaso viram o trailer, mas ficaram com dúvidas se deviam espreitar ou não a série, deixem-se disso e vão já ao Youtube Red ver este episódio! De certeza que passarão a partilhar um pouco mais da opinião de Barney Stinson (How I Met Your Mother) quanto a quem é o herói de Karate Kid.
As minhas expectativas eram um pouco baixas quando comecei a ver este episódio, não só pelas razões que referi acima, como também não esperava uma grande qualidade na imagem e realização, e mesmo a interpretação achei que poderia ser fraca. Outra das razões foi o facto de esta série ser um original do Youtube Red, do qual nunca tinha visto nada anteriormente.
Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg e Josh Heald são os criadores da série e os seus nomes poderão ser conhecidos de alguns amantes de comédia, principalmente os dois primeiros, que estiveram envolvidos nos filmes Harold & Kumar ou, como são conhecidos cá em Portugal, Grande Moca, Meu.
Quanto aos atores, o que nos interessa mesmo é saber como estão Ralph Macchio e William Zabka. Como acontece com muitas estrelas, após o grande sucesso em Karate Kid, parece que o seu brilho diminuiu bastante e é difícil lembrarmo-nos onde os vimos mais. Ralph entrou recentemente na série The Deuce, fazendo de Haddix, enquanto que Zabka fez dele mesmo em How I Met Your Mother.
Então e qual é a narrativa de Cobra Kai, perguntam vocês? Trinta anos após os eventos do primeiro filme, parece que a vitória e a derrota no All Valley Karate Tournament se estenderam para o resto das vidas dos protagonistas. Daniel LaRusso não é a estrela deste piloto, mas aparenta estar a viver a vida com tudo às mil maravilhas, já Johnny Lawrence… coitado do Johnny. Podemos dizer que a maioria do azar que ele tem se deve a ser tão rezingão e pessimista, mas também pode ser ao contrário. A vida não o anda a tratar bem de todo. No entanto, após uma sessão de cinema, acompanhado não com um balde de pipocas, mas uma litrada de whiskey, e a entrada na vida dele de um vizinho teenager chato que lhe cola um cheque rasgado, parece que as coisas estão prestes a mudar.
A qualidade de imagem e os cenários da série estão bastante impressionantes e realça-se também a banda sonora. A idade parece ter feito bem aos atores principais que, não sendo perfeitos, conseguem transmitir boas performances. Em suma, em termos técnicos compara-se às series de topo a que estamos acostumados.
É quase impossível ver o primeiro episódio e não passar logo de seguida para o segundo. A sorte é que estão os dois disponíveis gratuitamente no Youtube Red, sendo no entanto necessária uma subscrição para visualizar a partir do terceiro e o restante da temporada. Se no primeiro acompanhamos mais a vida de Johnny Lawrence, em “Strike First” é tempo de ver o que se passa com Daniel LaRusso. A conclusão ao final da segunda volta é que Cobra Kai é sem dúvida material para binge-watch. Com uma temporada de dez episódios, cada um com menos de 30 minutos, vai ser um instante enquanto esta série passa ao catálogo das já vistas.
Emanuel Candeias