Contém spoilers.
Finalmente temos novo episódio! E que episódio! Eu pensava que já não podia haver mais surpresas, mas claro que me enganei. A verdade é que nesta série nunca vão faltar surpresas, pois são a sua essência.
Ora bem, começamos o episódio por ter um pequeno flash das novas vidas das meninas. Parece que tudo mudou e não foi pouco! Allison é agora professora de Literatura em Rosewood (conseguem imaginar? Completamente surreal!) Aria é agora uma autora famosa e com livros publicados e nada de Ezra na pintura. Spencer é uma lobista, está agora em Washington, no mundo da política. Está solteira. Emily parece-me completamente perdida, consome drogas e trabalha como bartender num sítio que me pareceu tropical. Acho que foi aquela que teve mais dificuldades durante os 5 anos que passaram, pois além de ter que lidar com todo o terror que passaram, o seu pai morreu. Hannah trabalha no mundo da moda, viaja por todo o lado, está completamente fabulosa e já não está com Caleb! Como? Realmente não sei e ao longo do episódio não deu para perceber o porquê; o que sabemos é que está noiva de outro homem.
As meninas são convocadas a Rosewood para poderem falar na audiência de Charlotte. Allison tenta aliciá-las a falar em favor de Charlotte para que a possam soltar. No fim, todas elas, menos Aria, acabam por dizer que não têm medo dela e que se a soltarem não as vai afectar. Ao fim de contas, apenas Aria teve a coragem de ser verdadeira e de dizer que continua a ter pesadelos com tudo o que passaram com Charlotte. Fiquei foi mesmo admirada com a Mona. Nunca pensei que ela fosse falar a favor da Charlotte. Para ela “everyone deserves to go back home“ (todos merecem voltar a casa).
5 anos passados e as diferenças não são só nas pessoas. Também a cidade mudou. Radley passou de hospital de malucos encerrado a um hotel/bar com muito charme, gerido por Ashley Marin. Pois é, o sítio que tanto fez a sua filha sofrer é agora gerido por ela e a fonte do seu ganha pão.
Claro que as mudanças são muitas, mas no fundo não são nenhumas: Spencer acaba sempre por procurar Toby, Caleb vem sempre em auxílio de Hannah, Aria e Ezra têm sempre aquela química! E, claro, quando se trata de consolar Allison, a Emily está sempre lá! Mas, ainda mais importante, sempre que a Allison as chama, elas vêm todas a correr.
Passando agora ao ponto chave do episódio e que faz com que mais mistério venha lá: Charlotte foi libertada do hospital, foi para casa, passou a noite na conversa com a Allison, ambas estavam muito felizes. Mas, no dia seguinte, Allison acorda e não há sinal de Charlotte! Pois, ela apareceu morta! Isso mesmo, morta! O que faz com que eu já não perceba nada do que se está a passar! Se ela era a A, afinal quem a matou? Afinal quem era a figura encarapuçada que vimos no final do funeral? Será que há outra/o A? E agora o que vai acontecer às raparigas? Sim, porque o Lorenzo já lhes pediu para não saírem de Rosewood. Claro que elas vão ser acusadas.
Parece-me que vai tudo voltar ao início. Cinco anos sem A foi o máximo que elas puderam ter. Agora vão voltar as ameaças, as mensagens mistério e a vigilância constante. Claro que PLL sem A não é nada, mas espero sinceramente que não venha aí mais do mesmo. Espero que venha aí uma lufada de ar fresco!
Ana Rodrigues