Bem-vindos à review de uma das melhores séries do momento… Pois é! Apesar do episódio desta semana ter sido mais calmo, a qualidade do enredo continua em alta e viciante… Já para não falar dos mistérios que aumentam a cada episódio!
*** Existem algures spoilers poeirentos***
Mais uma vez tivemos múltiplos focos de ação… Que me dificultam a vida, mas que nos permitem respirar entre as cenas de maior aflição!
Começamos onde terminámos na semana passada: no liceu onde Sam e Junior descobriram um túnel no cacifo que era de Melanie! Ambos descem para perseguir Lyle e a mudada Rebecca liga imediatamente a Barbie… O trio caminha pelo misterioso túnel quando se dá uma explosão! Junior fica para trás e entretanto chega a equipa de resgate: Julia e Jim. Enquanto Julia só pensa em resgatar o amado e Sam, ignora o problema das poeiras que circulam na redoma… A dupla improvável, Rebecca e Julia, preparar uma bomba que abre caminho! Mas quando Julia chega a Barbie, já Sam havia confessado que matou Angie e que planeava matar as restantes “três mãos” para eliminar a redoma… Antes de se suicidar (atira-se para o abismo onde quase caiu Barbie) ainda incriminou Lyle pela morte de Melanie…
Aproveitando a ausência de Julia, Jim vai até ao café e tenta passar mais uma vez por salvador da pátria! Ai como eu detesto este fulano! Embora inicialmente todos o ignorem, depressa se juntam a ele para construir a ideia que este roubou a Rebecca: o moinho que fornecerá eletricidade à cidade poderá funcionar como dispersor de água que possivelmente eliminará as partículas de poeira. Mais uma vez os “redomenses” conseguem livrar-se de um teste do seu cativeiro…
Sob a ameaça de Lyle matar “as mãos”, Junior abandona o liceu e vai proteger os seus amigos! Quando chega a casa vê a chorosa Norrie… Ela está completamente arrependida por ter discutido com Joe! Aquilo era uma faísca entre Junior e Melanie? Weird! Bem, voltando ao principal! Descobrem-no e decidem procurar respostas… Onde? No lago onde Julia deixou cair o ovo e Melanie ressuscitou! Quando lá chegam, os quatro fazem uma cena “à três mosqueteiros”, e o ovo reaparece! Neste exato momento a poeira desaparece… Já em casa os quatro tocam no ovo e surge a imagem de um edifício de Zenith: a cidade Natal de Melanie e Barbie e onde se encontra Pauline, a mãe de Junior…
Por aqui terminou mais um enigmático episódio de Under the Dome… Sinceramente, por muitas engenhocas que a Rebecca crie para eliminar os testes da redoma, julgo que não são eles que acalmam as “pragas”! Ora reparem em três exemplos: a poeira desapareceu quando as “quatro mãos” recuperaram o ovo mágico; a chuva vermelha terminou quando Joe e Norrie descobriram a identidade de Melanie; o pulso eletromagnético, que tornou inconscientes os habitantes de Chester’s Mill, desapareceu quando Jim decidiu pôr termo à sua vida…
Questões habituais:
– Sam morreu mesmo? Ou saiu da redoma?
– E Lyle? Se ele estava no túnel (até preparou armadilhas), onde se escondeu? Terá descoberto como sair da redoma? Saltar para o abismo no fim do túnel levou-o ao exterior da redoma?
– Não acredito que os habitantes de Chester’s Mill vão tão facilmente voltar a confiar em Big Jim! São assim tão lerdos de raciocínio (desculpem a expressão)?
– Qual a importância de Zenith para a redoma? Será pela presença de Pauline nessa cidade ou por Melanie ou Barbie serem de lá?
– Qual o próximo teste da redoma? Voltará Rebecca a solucioná-lo? Ou serão as decisões das “quatro mãos” que acalmam a redoma? Rebecca abdicou finalmente do dark side e aliou-se verdadeiramente a Julia?
– Voltamos a ter casalinhos? Junior-Melanie e Joe-Norrie… Já agora… Quando morrem, os “quatro mãos” ressuscitam? Será que Angie regressará como Melanie?
Nota: 8/10
Rui André Pereira